Quinta-feira, 28 de março de 2024

Crianças lançam livros de histórias

A proposta tem por objetivo despertar o gosto pela leitura e escrita e desenvolver a criatividade dos pequenos

Postado em: 12-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Crianças lançam livros de histórias
A proposta tem por objetivo despertar o gosto pela leitura e escrita e desenvolver a criatividade dos pequenos

Pelo projeto “Pequenos Leitores, Grandes Escritores, Excelentes Pensadores”, crianças do Ensino Fundamental da Escola Cantinho da Emília, no Setor Sul, lançaram livros de autoria delas em tarde de autógrafos. Os livros foram editados pela Espaço Acadêmico, sob a coordenação da diretora da escola Heloísa Bufáiçal Brandão. 

O livro “Germinando em terra Fértil” contém 18 pequenos histórias que vão de contos a poesias. A proposta tem por objetivo despertar o gosto pela leitura e escrita e desenvolver a criatividade dos pequenos. Foram lançados ainda outros dois livros da Educação Infantil 1, 2 e 3  “Gotinhas de sabedoria” e “Semeando”. Todos produzidos por crianças entre 2 e 5 anos.

Para a diretora da escola, essa atividade é um estímulo diferente do que as crianças de hoje têm com os joguinhos, vídeos ou TV. Já que ganham boa parte da atenção dos alunos e muitas vezes não contribuem para formação intelectual que exige hábito de leitura e escrita. “Aqui na escola ensinamos nas salas de aula, desde tenra idade, as nossas turminhas a escreverem pequenos textos e contarem histórias,logo que começam a se alfabetizar. Queremos formar grandes mentes no amanhã”, diz.

Continua após a publicidade

Diferentemente do padrão das outras escolas, Heloísa prima por manter uma quantidade máxima de 10 alunos por sala de aula, para que projetos como esse possam ser elaborados individualmente. No primeiro contato com o lápis no papel a modalidade de letra cursiva já é ensinada aos alunos que desde já modelam as letrinhas do amanhã. “Alguns pais ficam assustados quando veem os filhos treinando as letras cursivas, ao invés de usar letras bastão. Quando percebem o resultado do trabalho nos textos produzidos, ficam muito satisfeitos”. 

Veja Também