19 de junho de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Ser Do Bem
Projeto
12/01/2018 | 12h35
Programa Meninas de Luz oferece vagas para jovens grávidas
Para participar basta ir à unidade, no Setor Campinas, e apresentar documentos pessoais. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

O Programa Meninas de Luz, desenvolvido pelo Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), oferece vagas nos períodos matutino e vespertino para o atendimento gratuito de gestantes. A atividade é voltada para adolescentes e jovens de até 21 anos. Para participar basta ir à unidade, no Setor Campinas, e apresentar documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF), Cartão da Gestante ou exame de ultrassonografia, comprovante de endereço e uma foto 3×4. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O Meninas de Luz oferece atendimento biopsicossocial inclusive às vítimas de violência ou exploração sexual e assegura às futuras mamães, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. Uma equipe multidisciplinar trabalha temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão, além de atendimento odontológico. Antes do parto, as gestantes ganham um kit de enxoval para bebê.

As jovens participam de passeios, ensaios fotográficos e oficinas de beleza, atividades que contribuem para elevar a autoestima das futuras mamães. O programa oferece aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade. Após o nascimento da criança, a jovem mãe continua recebendo orientação e apoio por um ano.

O Centro Social Dona Gercina Borges desenvolve ainda o projeto Cantinho da Leitura. A iniciativa tem o objetivo de despertar nas adolescentes e jovens mamães o interesse pela leitura. O espaço conta com cerca de 500 livros literários.

Outro trabalho desenvolvido é o projeto Família Fortalecida. Uma vez ao mês, em reuniões previamente agendadas, assistentes sociais orientam as famílias das gestantes e discutem com elas temas diversos, entre os quais: drogas e alcoolismo, planejamento familiar, economia doméstica, educação sexual e importância do apoio familiar no dia a dia. 

Foto: OVG

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)