HUGOL orienta colaboradores sobre riscos no trânsito

O hospital, além de atender pessoas vítimas de acidentes de trânsito, também é um local de trabalho e por isso promove a conscientização dos profissionais que atuam na unidade de saúde

Postado em: 06-02-2018 às 10h25
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: HUGOL orienta colaboradores sobre riscos no trânsito
O hospital, além de atender pessoas vítimas de acidentes de trânsito, também é um local de trabalho e por isso promove a conscientização dos profissionais que atuam na unidade de saúde

Para orientar seus colaboradores quanto aos riscos no trânsito durante o Carnaval, devido ao agravamento dos acidentes nesses períodos de feriados prolongados, o HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira promove a ação “Folia Segura”, de 05 a 08 de fevereiro.

O hospital, além de atender pessoas vítimas de acidentes de trânsito, também é um local de trabalho e por isso promove a conscientização dos profissionais que atuam na unidade de saúde. De forma a tornar a conscientização mais didática, os colaboradores vivenciam durante a ação o dia a dia de um motorista por meio do Simulador de Direção do Detran-GO, alertando quanto ao risco de acidentes no Carnaval, e no ano todo, em situações como rodovia com chuva, presença de animais na via, ultrapassagens etc.

Continua após a publicidade

O simulador é utilizado no processo de formação dos condutores para a categoria B e, nesse caso, foi aplicado como uma ação pedagógica sobre os riscos no trânsito – o teste de alcoolemia, por exemplo, cria uma experiência aproximada com as reações e as situações de direção quando a pessoa ingere bebida alcoólica. Além disso, há a simulação de ultrapassagens, aquaplanagens, curvas e outros módulos que possibilitam a experiência para os condutores saberem como reagir.

Uma das vertentes alarmantes dos acidentes de trabalho é a dos acidentes de trajeto, referentes a possíveis ocorrências no caminho do trabalhador para a empresa em que atua ou no seu retorno para o lar. O encarregado do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT do HUGOL, Alexandre Rabelo, explica que “por se tratar de acidente fora da empresa e, na maioria das vezes, ocorrido por circunstâncias alheias, faz-se necessário o empenho de toda a sociedade para a melhoria do cenário trágico do trânsito”.

Bloco de orientações

A folia segura não para por aí. Na sexta-feira, 09, colaboradores e usuários do HUGOL também serão alertados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis por meio da distribuição de preservativos e palestras educativas.

No mesmo dia, à tarde, os colaboradores do hospital vão às rodovias GO-060 e GO-070 para divulgar o grito de carnaval “Um PARE pela vida!”, ação que compõe o PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, programa de prevenção, conscientização e educação do HUGOL.

Como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para a conscientização da sociedade. Desde 2016, até dezembro de 2017, o HUGOL promoveu nove ações no trânsito, que resultaram na orientação de 20.307 motoristas. 

Veja Também