Itumbiara recebe a Oficina Ortopédica Itinerante do Crer

O caminhão adaptado permite a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos e calçados para pés neuropáticos

Postado em: 08-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Itumbiara recebe a Oficina Ortopédica Itinerante do Crer
O caminhão adaptado permite a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos e calçados para pés neuropáticos

Os moradores da cidade de Itumbiara já podem contar com os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Os atendimentos seguem até amanhã (9).

O caminhão adaptado permite a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos e calçados para pés neuropáticos. O veículo também realiza a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população, cujo acesso à oficina ortopédica fixa do Crer é comprometido pela distância e regulação dos serviços.

Continua após a publicidade

A oficina ortopédica itinerante terrestre está vinculada ao Crer, por já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O Crer é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV) e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.

Além da população de Itumbiara, os moradores dos municípios vizinhos de Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Gouvelândia, Joviânia, Morrinhos e Panamá também serão beneficiados com o atendimento. O caminhão itinerante ficará instalado durante os cinco dias no Centro Especializado em Reabilitação (CER), da cidade de Itumbiara. Mais de 200 pessoas estão programadas para serem atendidas.

De agosto a dezembro de 2017, a oficina ortopédica itinerante terrestre do Crer já percorreu 4 municípios, atendeu mais de 730 pessoas e dispensou mais 1.200 dispositivos ortopédicos ( órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados ortopédicos e para pés neuropáticos).

Como ser beneficiado com o serviço:

1º: Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realizar uma consulta com um médico da Unidade Básica de Saúde. Se houver indicação do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para utilização da órteses ou próteses, este paciente de posse do encaminhamento/prescrição, deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de seu município.

2º: De posse do encaminhamento/prescrição a pessoa deverá procurar a SMS para ser Regulado e Agendar avaliação com os profissionais da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre.

3º: Após procedimento autorizado pela SMS da sua cidade, você será informado sobre o dia, horário e local em que a Oficina Itinerante estará na região.

Veja Também