Hospital de Urgências da Região Sudoeste realiza retirada de órgãos

Doador foi vítima de morte encefálica no sábado (10), na cidade de Mineiros, interior do Estado

Postado em: 14-02-2018 às 18h10
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospital de Urgências da Região Sudoeste realiza retirada de órgãos
Doador foi vítima de morte encefálica no sábado (10), na cidade de Mineiros, interior do Estado

Uma equipe médica da Central Estadual de Transplantes esteve no Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), no município de Santa Helena, para realizar a captação de órgãos de um paciente que sofreu morte encefálica no sábado, após um acidente de trânsito na cidade de Mineiros.

A equipe da Central Estadual é composta por dois médicos e dois enfermeiros, e retirou os rins e córneas da vítima de 68 anos. Estes órgãos estão disponíveis no Cadastro Nacional de Transplantes de Órgãos e podem ser enviados a qualquer paciente compatível no Brasil, apesar de haver maior chance de serem transplantados em Goiás. Todo o procedimento legal foi feito para que a doação possa ser realizada. A vítima passou por dois exames clínicos de diferentes médicos, além de um eletroencefalograma feito por um neurocirurgião que confirmou a morte encefálica da vítima. A família da vítima autorizou a doação de seus órgãos.

A retirada dos órgãos durou cerca de três horas. O HURSO está capacitado para este tipo de procedimento e este é o primeiro caso de captação de órgãos no local após o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (HURSO) assumir a administração da unidade, no final de 2017.

Continua após a publicidade

Veja Também