Hemocentro conclama população para doar sangue

O Hemocentro tem capacidade para armazenar até 1,8 mil bolsas de sangue. Atualmente, contudo, o estoque da unidade gira em torno de apenas 180 bolsas de sangue

Postado em: 20-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Hemocentro conclama população para doar sangue
O Hemocentro tem capacidade para armazenar até 1,8 mil bolsas de sangue. Atualmente, contudo, o estoque da unidade gira em torno de apenas 180 bolsas de sangue

A direção do Hemocentro de Goiás conclama a população a doar sangue em favor da vida de uma infinidade de pessoas que enfrentam problemas de saúde e necessitam do componente para sobreviver. O diretor administrativo da unidade, Arione de Paula, destaca que a doação de sangue é fundamental neste período do ano, posterior ao carnaval, em função do grande número de acidentes registrados durante o feriado prolongado e o consequente aumento da demanda por sangue.

O Hemocentro tem capacidade para armazenar até 1,8 mil bolsas de sangue. Atualmente, contudo, o estoque da unidade gira em torno de apenas 180 bolsas de sangue. “Estamos atuando no limite”, enfatiza Arione de Paula, ao destacar que o sangue é insubstituível e, de fato, o único componente capaz de salvar vidas quando a pessoa necessita dele. A baixa adesão da população à doação do sangue também está visível nas estatísticas da unidade. O Hemocentro pode receber até 250 doadores por dia. Atualmente, contudo, cerca de 70 pessoas procuram o local para doar sangue.

Continua após a publicidade

A Hemorrede de Goiás conta com uma unidade central, localizada na Avenida Anhanguera, em Goiânia – que é o Hemocentro coordenador – e mais quatro Hemocentros Regionais em Rio Verde, Jataí, Catalão e Ceres; além de seis unidades de coleta e transfusão no interior do Estado e mais 20 agências transfusionais distribuídas em todo Estado.

O Hemocentro também possui três unidades móvel (ônibus) equipadas para atender toda a demanda do interior do Estado. Em média, esses veículos permitem a realização de 45 campanhas mensais onde toda a comunidade local é, por meio da mídia local, convidada a doar sangue. 

Veja Também