Saúde na Praça celebra o Dia Mundial do Rim

Neste ano, o tema da campanha nacional é "Saúde da Mulher: Cuide de seus rins", já que o evento será realizado no Dia Internacional da Mulher

Postado em: 08-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde na Praça celebra o Dia Mundial do Rim
Neste ano, o tema da campanha nacional é "Saúde da Mulher: Cuide de seus rins", já que o evento será realizado no Dia Internacional da Mulher

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), promove hoje, entre 7 e 16 horas, evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O evento, que faz parte do projeto Saúde na Praça, será realizado na na Praça Abrão Rassi em frente a unidade.

Neste ano, o tema da campanha nacional é “Saúde da Mulher: Cuide de seus rins”, já que o evento será realizado no Dia Internacional da Mulher. Serão oferecidos gratuitamente serviços como orientação com nefrologistas e nutricionistas, análise de urina, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e teste de diabetes serão oferecidos aos interessados durante toda a programação do dia. Os participantes farão suas inscrições, medirão a pressão arterial e a glicemia, terão seu IMC calculado e depois haverá uma triagem. Caso existam fatores de risco, a urina é examinada e os médicos farão a orientação necessária para o caso.

Continua após a publicidade

O evento comemora também a marca de cem transplantes renais realizados no HGG. O Serviço Estadual de Transplantes Renais foi lançado no dia 17 de março de 2017 e, em menos de um ano, a unidade já se tornou referência regional para o procedimento, ultrapassando a meta estabelecida para o período.

Dia Mundial do Rim

Proposta pela Sociedade Internacional de Nefrologia, o Dia Mundial do Rim é uma iniciativa global, em parceria com as sociedades nacionais de diversos países, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre doenças renais e os meios de preveni-las. São realizadas campanhas com o intuito de esclarecer a população e até mesmo profissionais de outras áreas sobre diferentes aspectos da doença renal, incluindo informações desde a prevenção até o tratamento. 

Veja Também