Trailer odontológico leva tratamento à trabalhadores de obras

Instituição estará neste mês de março com sua unidade móvel de atendimento odontológico funcionando na obra do Persona Bueno By Brasal

Postado em: 20-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Trailer odontológico leva tratamento à trabalhadores de obras
Instituição estará neste mês de março com sua unidade móvel de atendimento odontológico funcionando na obra do Persona Bueno By Brasal

Segundo Associação Brasileira de Odontologia, no Brasil são 27 milhões de pessoas que nunca foram a um dentista. O Projeto do Seconci-Goiás ajuda a mudar esse panorama. Instituição estará neste mês de março com sua unidade móvel de atendimento odontológico  funcionando na obra do Persona Bueno By Brasal.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), apontam que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso ao serviço. Um dado preocupante, uma vez que comprovadamente há relações entre a saúde bucal e doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e hipertensão. Sem falar na questão da auto-estima que influencia nas relações sociais, de amizade, de namoro e até no trabalho.

A recomendação da ABO é de que a ida ao dentista seja a cada seis meses, o que é difícil para muitas pessoas, seja pela falta de tempo ou de acesso ao serviço. Por isso projetos como o do  Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), que leva uma unidade móvel de assistência odontológica às obras de empresas associadas para atendimento aos trabalhadores. Desde 2016 o programa itinerante já atendeu cerca de três mil trabalhadores. A unidade móvel estará neste mês de março na  obra do Residencial Persona Bueno By Brasal, que atenderá mais de 80 colaboradores da Brasal Incorporações. O Trailer ficará na obra das 7h às 11h da manhã.

Continua após a publicidade

O atendimento gratuito aos operários nos canteiros de obra é feito em um trailer equipado para procedimentos básicos, como: limpeza, periodontia, restauração, aplicação de flúor, extrações e atendimentos de urgência.  Para procedimentos de endodontia(canal) e cirurgia, o trabalhador é encaminhado à sede do Seconci-Goiás, no Jardim América, onde funcionam nove consultórios odontológicos. 

Para Daniela Figueiró de Almeida, coordenadora odontológica e responsável técnica do Seconci Goiás, a saúde bucal ainda não é uma prioridade para os brasileiros. “Na hora do atendimento notamos que são muitos os casos de pessoas que nunca  foram ao dentista, por falta de informação e/ou acesso ao serviço seja ele público ou particular”, conta. 

Veja Também