Quinta-feira, 28 de março de 2024

Pele de tilápia é usada em tratamento de queimados

A palestra ocorreu no Hugol, no último sábado (14). A técnica vem sendo desenvolvida e testada desde 2014 e oferece benefícios não só para o paciente, mas para todos os envolvidos no processo

Postado em: 17-04-2018 às 09h40
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pele de tilápia é usada em tratamento de queimados
A palestra ocorreu no Hugol, no último sábado (14). A técnica vem sendo desenvolvida e testada desde 2014 e oferece benefícios não só para o paciente, mas para todos os envolvidos no processo

Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) recebeu palestra ministrada pelo coordenador da pesquisa da pele da tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras, Edmar Maciel, médico cirurgião plástico, sobre esse procedimento inovador que utiliza a pele de um animal aquático para a assistência dos pacientes vítimas desse tipo de trauma, no sábado (14). 

Essa técnica vem sendo desenvolvida e testada desde 2014 e oferece benefícios não só para o paciente, mas para todos os envolvidos no processo. “O tratamento com a pele da tilápia é diferente, pois o curativo não precisa ser renovado diariamente, reduzindo as dores do paciente e dos familiares. Há também uma otimização dos custos, uma vez que a pele colocada em queimaduras de segundo grau permanece até o final do tratamento”, explica Edmar.

Continua após a publicidade

Esse curso é a primeira etapa de capacitação para a execução da pesquisa da pele de tilápia nos tratamentos aos pacientes vítimas de queimaduras do HUGOL. A próxima fase será o treinamento com a equipe médica para habilitá-los a integrar o projeto. De acordo com o supervisor do Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, Fabiano Arruda, “o tratamento será muito benéfico para os pacientes selecionados, pois eles poderão retornar para casa mais cedo, devido a um tempo de internação reduzido”.

Por ser uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, a contribuição mútua por meio desse projeto possibilitará a projeção da unidade no âmbito da ciência. “Essa pesquisa, sem sombras de dúvida, é um marco para o Brasil, uma revolução científica, uma inovação que impactará na área médica nos próximos anos. Participar desse momento faz com que toda a equipe cresça junto”, conclui o supervisor médico.

Saiba mais

O Centro de Referência em Assistência a Queimados do Hugol é um dos mais modernos do país. Foi inaugurado em julho de 2015, ganhou o nome do Dr. Nelson Picollo, homenageando o pioneiro do tratamento de queimaduras no Estado de Goiás, e recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras.  

Veja Também