Farmacêuticos levam serviços de saúde à Praça Cívica nesta sexta

O projeto pretende identificar problemas ligados ao medicamento, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los

Postado em: 09-05-2018 às 09h25
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Farmacêuticos levam serviços de saúde à Praça Cívica nesta sexta
O projeto pretende identificar problemas ligados ao medicamento, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los

O uso seguro e racional de medicamentos é um grande desafio. Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2017). Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, os conselhos federal e regionais de Farmácia, entre os quais o CRF-GO, deflagraram uma campanha nacional, que se estenderá durante todo esse mês. A ação norteará a participação dos farmacêuticos no Bem Estar Global, na próxima sexta-feira (11), das 8 às 13 horas, na Praça Cívica.

O foco da atuação dos farmacêuticos – que participam pela terceira edição consecutiva da caravana da saúde do programa Bem Estar, da Rede Globo –, será o combate às morbidades relacionadas a medicamentos. A população é convidada a comparecer ao local da ação levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenha. “A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los”, explica a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade. Também haverá um posto de coleta de resíduos de medicamentos vencidos e sobras para o descarte adequado.

Continua após a publicidade

“Com a regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e o advento a Lei nº 13.021/14, foi viabilizado o respaldo necessário a uma atuação mais efetiva dos farmacêuticos no cuidado com a saúde das pessoas. E é isso que estamos mostrando à sociedade, ao colaborarmos com esse importante projeto de responsabilidade social”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, que esteve nesta terça-feira (8) em Goiânia para a abertura do 3º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central. 

Veja Também