Banco de sangue do Hugol estará funcionando nesta sexta-feira

Durante os feriados estendidos, existe uma necessidade maior de doadores para suprir a demanda de atendimentos, principalmente devido a acidentes de trânsito, violência e outros traumas nesses período

Postado em: 30-05-2018 às 09h40
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Banco de sangue do Hugol estará funcionando nesta sexta-feira
Durante os feriados estendidos, existe uma necessidade maior de doadores para suprir a demanda de atendimentos, principalmente devido a acidentes de trânsito, violência e outros traumas nesses período

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da SES – Governo de Goiás, funcionará normalmente na sexta-feira (1º), (07h às 18h30) e no sábado (02) das 7h00 ao 12h00, deste feriado prolongado. Somente amanhã, quinta-feira (31), a unidade não realizará coletas. 

Durante os feriados estendidos, existe uma necessidade maior de doadores para suprir a demanda de atendimentos, principalmente devido a acidentes de trânsito, violência e outros traumas nesses períodos.  

Continua após a publicidade

Para atender à demanda de 25.780 transfusões de sangue no período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o Banco de Sangue já recebeu 19.476 doações, graças ao apoio de voluntários que, em um ato solidário, doaram sangue. Apesar dos bons resultados, a demanda é contínua. Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o Hugol mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde.

De acordo com o hematologista e supervisor da UCT, Dr. Adriano Arantes, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta que apenas 1,8% da população doam sangue no Brasil, quando o percentual mínimo deveria ser de 3%. Essa realidade pode ser modificada através da participação ativa da população em campanhas de doação de sangue, do incentivo e da oferta de informações corretas, o que pode ser feito desde o início da adolescência, criando o hábito da doação na população”.

Para passar pela entrevista de pré-doação, os requisitos básicos são: apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, estar saudável, ter peso acima de 50kg e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser um doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.  

Veja Também