Jornada Científica do Hugol acontece nesta sexta-feira e sábado

O evento contará com a participação de palestrantes de renome nacional em suas áreas de pesquisa e atuação, em quatro palestras, três painéis e apresentações de trabalhos científicos

Postado em: 04-06-2018 às 09h05
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Jornada Científica do Hugol acontece nesta sexta-feira e sábado
O evento contará com a participação de palestrantes de renome nacional em suas áreas de pesquisa e atuação, em quatro palestras, três painéis e apresentações de trabalhos científicos

Com o tema “Desafios em Urgências e Emergências Pediátricas”, será realizada, nos dias 08 e 09 de junho, a III Jornada Científica do  Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da SES – Governo de Goiás. 

O evento contará com a participação de palestrantes de renome nacional em suas áreas de pesquisa e atuação, em quatro palestras, três painéis e apresentações de trabalhos científicos. Estudantes e profissionais da saúde podem se inscrever na jornada por meio do site www.agirgo.org.br/hugol/jornada, com valores estipulados em R$ 80 e R$ 100, respectivamente. De acordo com o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol, “como parte da programação de comemoração dos três anos do hospital, esta edição da jornada abordará assuntos de profunda relevância científica sobre o cuidado pediátrico em urgência e emergência”. 

Continua após a publicidade

Programação

A programação se inicia na sexta-feira, 08 de junho, com a conferência magna sobre “Emergências pediátricas traumáticas: operar ou não operar?”, ministrada pelo cirurgião pediátrico Luis Donizeti da Silva Stracieri, doutor em cirurgia (USP). Logo após, acontece o painel “Avanços no tratamento das queimaduras em pacientes pediátricos”, com o doutor em biologia celular e desenvolvimento (UFSC), fisioterapeuta Juliano Tibola, a cirurgiã plástica e diretora clínica do Pronto Socorro para queimaduras em Goiânia, Mônica Piccolo, e a enfermeira da Clínica Pediátrica do Hugol e especialista em neonatologia, Priscila da Matta Santos Vieira.                                 

Na parte da tarde desse mesmo dia, serão realizadas as palestras “Ultrassom Point-of-Care em emergência pediátrica: considerações sobre o trauma”, ministrada por Luis Stracieri;  “Atualidades no manejo da dor no cuidado à criança hospitalizada”, com a médica anestesiologista Silvia Piccolo Daher; e “Enfermagem – atualidades nos cuidados ao paciente pediátrico”, pela enfermeira e doutoranda em enfermagem pela UFMG, Marília Cordeiro de Souza. Para finalizar a programação do dia, teremos a palestra “Atualidades em fisioterapia respiratória no contexto da pediatria”, com Juliano Tibola. 

No sábado, 09 de junho, teremos dois painéis, começando por “Crianças vítimas de violência: como diagnosticar e o que fazer?”, com a pediatra, especialista em medicina do adolescente, Marce D. de Paula Costa, a psicóloga e membro titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, Elma Batista de Aniceto, a deputada federal e delegada, Adriana Accorsi e a doutora em psicologia (UNESP), Ionara Rabelo.

O segundo painel terá como tema “Atualidades no cuidado à criança no contexto da urgência e emergência”, com a fonoaudióloga hospitalar da UTI Pediátrica e da Pediatria do HUGOL e doutoranda em ciências da saúde (UFG), Maria Luiza de Faria Paiva, a nutricionista da Clínica Pediátrica e da UTI Pediátrica do HUGOL e mestre em ciências ambientais e saúde (PUCO-GO), Jodie do Amaral Sodario, e a farmacêutica do Hugol e especialista em prescrição farmacêutica e farmácia clínica (ICQ), Jéssica R. S. Brunoro. 

Saiba mais

O Hugol é uma unidade de saúde voltada para o atendimento de Urgência e Emergência de média e alta complexidade com foco em traumatologia, queimadura, medicina intensiva, traumatologia pediátrica e urgência clínica. É um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Goiás e o acesso ao seu atendimento é via regulação. Tem como missão oferecer serviços de excelência nas áreas de assistência em saúde, ensino, pesquisa e extensão universitária e adota como premissa um modelo de gestão usuário-centrado, baseado no cuidado humanizado e nas melhores práticas em saúde, nutrindo profunda preocupação com a educação continuada. 

Veja Também