Aluno de Goiânia cria aplicativo que auxilia deficientes visuais

Proposta se transformou em Projeto de Lei e vai à votação na Câmara dos Deputados.

Postado em: 22-10-2018 às 16h40
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Aluno de Goiânia cria aplicativo que auxilia deficientes visuais
Proposta se transformou em Projeto de Lei e vai à votação na Câmara dos Deputados.

Da Redação

O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, João Henrique Rinaldi, pensou em um aplicativo de celular para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas. A ideia se transformou em Projeto de Lei e será votado na próxima sexta-feira (26) na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Continua após a publicidade

A proposta de João Henrique foi desenvolvida dentro do Projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, e selecionada por consultores legislativos da Casa. A proposta está entre as três finalistas que serão discutidas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na próxima quinta-feira (25).

O aplicativo terá um comando de voz para que os deficientes visuais possam se locomover com segurança em vias públicas. Se aprovada, a proposta vai virar lei, que será fiscalizada pelas prefeituras. Os recursos para desenvolver o aplicativo serão oriundos de multas de trânsito.

Para a professora da turma de João Henrique, Mariana Guimarães, esse é um importante exercício de representação política que trabalha a cidadania e a democracia. “Já faz três anos que participamos dessa atividade e agora tivemos a felicidade de termos um projeto selecionado entre quase mil apresentados. Estamos na torcida para que a proposta seja aprovada”, diz.

João Henrique comemora o fato de poder ajudar pessoas com dificuldade de locomoção. “Espero que o projeto seja aprovado e essas pessoas tenham a ajuda de que precisam, temos que continuar desenvolvendo ações de acessibilidade para tornar o mundo melhor”, disse o estudante.

 

Veja Também