Quinta-feira, 06 de agosto de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Xadrez

Evasão de Jânio cristaliza racha interno entre tucanos

Postado em: 11-01-2020 às 06h00
Divisão já era conhecida nos anos de governos tucanos, com os grupos que batalhavam pelo poder e eram frequentemente apaziguados pelas negociações de Perillo| Foto: Divulgação

A fuga do prefeito de Trindade, Jânio Darrot, da presidência do diretório estadual do PSDB deixou ainda mais sólida a divisão interna que marcou a disputa pelo comando da sigla no início do ano passado, até a unção do agora ex-presidente pelo ex-governador Marconi Perillo. Com a saída de Darrot, assume interinamente sua vice, ex-deputada estadual Eliane Pinheiro, que pertence ao grupo comandado pelo ex-deputado federal Giuseppe Vecci. A mudança desagrada ainda mais a parte liderada pelo ex-prefeito de Catalão, Jardel Sebba. O racha agora evidente já era conhecido nos anos de governos tucanos, com os grupos que batalhavam pelo poder e eram frequentemente apaziguados pelas negociações de Perillo. O ex-governador segue presente nas conversas, mas se recusa a interferir, já que tem impedimentos, além de políticos e jurídicos, contratuais com a CSN.

Prioridades

Enquanto os tucanos perdem as plumas na guerra entre grupos, o projeto do partido em Goiânia segue inexistente. A pré-candidatura do deputado estadual Talles Barreto parece isolada em meio às disputas no partido.

Cobrança

Eliane Pinheiro admite que a eleição deste ano será “difícil” e afirma que o partido terá foco em fazer “número maior de vereadores”. “Todo ano a gente foca em prefeito e se esquece dos vereadores”, alega.

Convenhamos

Ao menos em Goiânia, os tucanos não lançam candidatura própria à prefeitura desde 2000, quando a ex-senador Lúcia Vânia encabeçou a chapa majoritária.

Primeiro aqui

Depois de perder ação que questionava acusações do governador Ronaldo Caiado em agosto, a defesa de Marconi Perillo agora alega “cerceamento” no processo que correu Tribunal de Justiça de São Paulo.

Derrota

A Xadrez publicou com exclusividade a decisão da juíza Priscilla Bittar Neves Netto, da 32ª Vara Cível do Foro Central Cível, que rejeitou ação por danos morais e pedido de indenização de Perillo contra Caiado.

Correções

Após cancelar quase R$ 9 milhões em restos a pagar de convênios irregulares no ano passado, a Secretaria da Casa Civil quer finalizar a revisão de todos eles com a anulação de outros R$ 5,5 milhões que estão em fase final de análise.

O que falta

Os convênios, celebrados entre 2011 e 2015, têm irregularidades nas execuções, estão sem prosseguimento ou já tiveram a sua vigência expirada, mas ainda estão indevidamente comprometidos no orçamento da secretaria.

Energia

O governador Ronaldo Caiado visita a Policlínica de Posse, que já tem obra física e equipamentos concluídos. Falta só o fornecimento de energia elétrica.

CURTAS

- Veículos emplacados em Goiás passarão a contar com a nova placa padrão Mercosul a partir do dia 31 deste mês.

- O Detran passará a seguir determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu o prazo.

- A Comurg receberá 49 novos caminhões para coleta do lixo orgânico na capital. Estarão nas ruas em 60 dias. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar