Coluna

Salada ideológica com PSL e PT contraria deputado

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 09 de outubro de 2020

Venceslau Pimentel

O pragmatismo das forças políticas que sustentam a candidatura da candidata a prefeita de Luziânia, Professora Edna (Podemos), não agradou ao deputado federal Vítor Hugo, por envolver o seu partido, o PSL, em aliança com o PT do ex-presidente Lula. A coligação da atual prefeita que tenta se reeleger vai além, e conta ainda com o PSDB, PTB, PDT e mais seis legendas. “Absurdo”, assim reagiu o ex-líder de Bolsonaro na Câmara, citando que o PSL e o PT estão juntos em mais de 100 idades brasileiras. Vítor Hugo não esconde o desconforto que esse tipo de aliança provoca, quando se sabe do distanciamento ideológico entre as duas siglas, fato que se tornou mais evidente nas eleições de 2018.  

Herança 

Continua após a publicidade

Titular da 59ª Promotoria Criminal de Ordem Tributária, o promotor de Justiça, Fernando Krebs, estima em R$ 9 bilhões o valor referente à concessão de incentivos fiscais, ou seja, de renúncia fiscal. Trata-se de um rescaldo dos governos do PSDB. 

Na contramão 

Filiado ao Podemos, partido alinhado ao Palácio do Planalto, o deputado federal José Nelto não cita o nome do presidente Jair Bolsonaro, que anunciou o fim da Lava Jato, mas diz que apoia a força-tarefa. 

Sabatina 

Dando sequência aos debates com os candidatos a prefeito de Goiânia, O Hoje tem encontro, por videoconferência, com o deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade), nesta sexta-feira, às 10 horas. 

Restrição 

A competência para disciplinar a concessão de serviços de inspeção veicular a empresas privadas credenciadas junto ao Detran cabe à União e não aos Estados. Esse foi o entendimento do ministro relator do processo no STF, Celso de Mello, tirando essa atribuição da AGR goiana.  

Sem alteração 

Nem mesmo com a reviravolta no caso da investigação de suspeitas de irregularidades que envolvem o Padre Robson, cujas investigações foram arquivadas pela Justiça, deve causar mudança na eleição em Trindade. O prefeitável Doutor Antônio (DEM) continua liderando as pesquisas.  

Campanha casada 

O PSD do prefeitável Vanderlan Cardoso promete estreitar atos de campanha para tentar fortalecer o nome do candidato em Senador Canedo, Fernando Pelozzo, que polariza o processo eleitoral na cidade com o prefeito Divino Lemos (Podemos). 

Carimbado 

A Lei Orçamentária da prefeitura de Goiânia ainda tramita na Câmara de vereadores, mas já foi baixado um decreto, por Iris Rezende, regulamentando que 1,2% da receita de 2021 será empregado na execução das emendas dos 35 vereadores.  

Transparência  

Deve virar lei a criação de um cadastro estadual de boas práticas de gestão pública, contendo informações sobre políticas públicas aplicadas no âmbito do Estado de Goiás. A proposta, da deputada Lêda Borges, deve ir ao plenário da Alego nos próximos dias. 

CURTAS 

– A prefeitável petista Adriana Accorsi é só alegria pelo fato de o governador Ronaldo Caiado ter sancionado a lei que torna pit dogs como patrimônio cultural imaterial de Goiás. 

– O governo estadual monitora o crescimento da indústria goiana, que avançou 2,8% em agosto, registrado pelo IBGE.