Dia do Homem: entenda como prevenir algumas doenças
Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 31% de toda a população masculina não tem o costume de ir ao médico
O Dia Nacional do Homem, comemorado nesta segunda-feira (15), é o momento ideal para lembrar as formas de se prevenir doenças e conscientizar os cuidados com a própria saúde. Esses cuidados devem começar na infância, com consultas regulares, para criar um costume e evitar futuras doenças até a terceira idade.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informou que o câncer de próstata é a doença que mais mata homens no Brasil, quase 30% dos óbitos masculinos. Segundo o Ministério da Saúde, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
exames essenciais
Na fase adulta e terceira idade é necessária a realização de alguns exames. A Ultrassonografia de Próstata, Rins e Vias Urinárias é uma ultrassom na região do abdome, o PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata e seus níveis altos podem significar câncer e o exame de toque renal, o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata.
Para o urologista Rodrigo Lima, os procedimentos de check-up são inevitáveis e devem começar desde crianças. “Muitas vezes, as crianças visitam o pediatra, mas após perderem o acompanhamento, ficam sem um médico que cuide especificamente desses problemas”, afirma Rodrigo.
Nesses casos, o ideal, é a criança ter um acompanhamento contínuo e específico com um urologista. Para especialista “problemas como fimose, má formação da via urinária e genital, e a ausência de descida do testículo para a bolsa testicular são comuns”.
Na adolescência as infecções sexuais há uma maior frequência e são preocupantes. “O câncer de testículo é mais comum entre 15 e 35 anos e novamente entre 55 e 60 anos. A formação de cálculos renais também é frequente entre 20 e 40 anos” disse o médico. Já na fase adulta e terceira idade está em destaque o câncer de próstata e tumores renais.