terça-feira, 18 de agosto de 2026
Mundo

EUA apostam em criação de vacina contra o Zika

País aumentou monitoramento do avanço do vírus nas Américas e vai adotar medidas mais eficazes de controle e precenção

Redaçãopor Redação em
EUA apostam em criação de vacina contra o Zika
País aumentou monitoramento do avanço do vírus nas Américas e vai adotar medidas mais eficazes de controle e precenção

Os Estados Unidos vão monitorar o avanço do vírus Zika nas Américas e adotar medidas mais eficazes para contê-lo, disse o porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Benjamin Haynes.

As medidas anunciadas pelo CDC revelam a importância que o governo norte-americano vem dando ao problema. Na sexta-feira (29), em conversa por telefone, o presidente Barack Obama e a presidenta Dilma Rousseff decidiram criar um grupo de pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika.

O porta-voz acrescentou que o monitoramento será acompanhado de ações para equipar laboratórios de diagnóstico e apoiar programas de controle de mosquitos, tanto nos Estados Unidos quanto nos países em que se verificam a presença do mosquito Aedes aegypt. O mosquito é o agente transmissor do vírus Zika, da dengue e da chikungunya.

A pesquisa destinada a criar uma vacina contra o vírus Zika, que pode provocar malformação em recém-nascidos, deverá ser feita com base em uma cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Saúde (NIH), uma agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com sede em Bethesda, no estado de Maryland.

Reunião

Antes da conversa com a presidenta Dilma, Obama orientou sua equipe de saúde para acelerar os esforços nas pesquisas para desenvolver vacinas e tratamentos para conter o vírus Zika. Emreunião, na terça-feira (26), na Casa Branca, com integrantes da área de Saúde e Segurança Nacional, Obama determinou que todos os americanos recebam informações sobre o vírus e as medidas que devem tomar para se proteger da infecção.

Hoje, existem 31 casos de Zika em 11 estados norte-americanos. O papel do CDC é evitar que aumentem os casos da doença. Por isso, o órgão faz constantes alertas destinados, principalmente, a americanos que possam ser infectados em viagens ao exterior.

Recentemente, o CDC alertou às mulheres grávidas que residem nos Estados Unidos a evitar que viajem para 23 países, a maioria na América o Sul e na América Central. Orientou também às mulheres que pretendem ficar grávidas que avaliem seus planos de viagem e que, caso resolvam mesmo viajar, se protejam contra os mosquitos nos lugares de destino.

Apesar de ressaltar que a epidemia do Zika se espalha muito rapidamente no Brasil e nas Américas, Benjamin Haynes disse que ainda é cedo para que o órgão publique uma lista de recomendações para que atletas e turistas se protejam durante o período das Olimpíadas, no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto deste ano. “Seria imprudente especular prematuramente o conteúdo de recomendações de cuidados ou proteção com uma antecedência de seis meses”, disse o porta-voz do CDC.

Haynes disse que o CDC tem conhecimento do vírus Zika há algum tempo e vem se preparando para sua chegada aos Estados Unidos. Laboratórios em muitos países já foram treinados para realizar testes para detectar a dengue e a febre chikungunya. “Essa especialização dos laboratórios agora será destinada para testes com o Zika”, acrescentou. (Agência Brasil)

 Itália desaconselha viagens a países afetados

O Ministério da Saúde da Itália desaconselhou grávidas ou mulheres pensando em ter um filho a visitarem os países mais afetados pelo vírus Zika. O comunicado da pasta não menciona o nome de nenhuma nação, apenas fala em “adiar viagens não essenciais para essas áreas”.

O governo recomendou também a mesma precaução para indivíduos afetados por doenças no sistema imunológico ou com graves patologias crônicas. “Ainda que a OMS [Organização Mundial da Saúde], até o momento, não recomende a aplicação de restrições de viagens ou movimentos internacionais às áreas ligadas à transmissão do vírus zika, é oportuno, com base em um princípio de extrema precaução, pedir a todos os viajantes que adotem medidas de proteção individual para prevenir picadas de mosquito”, diz o aviso do Ministério da Saúde.

Além disso, nos próximos dias, serão colocados em portos e aeroportos painéis informativos sobre a doença pedindo para os turistas que retornarem à Itália ficarem atentos a sintomas como febre, dores musculares e nas articulações, erupções cutâneas e conjuntivite. (ABr) 

China se prepara para chegada do vírus  

As autoridades de saúde da China, país em que não há casos registados de Zika, se preparam para a eventual chegada do vírus portador da doença ao continente asiático.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China elevou na sexta-feira (29) o alerta para a possibilidade de o vírus ser importado de outros países e já começou a instruir o pessoal médico, informou ontem o diário oficial China Daily.

Depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter advertido, na quinta-feira (28), que o Zika poderia afetar entre 3 e 4 milhões de pessoas na América em 2016, as autoridades chinesas anunciaram que vão cooperar e trocar informações com outros países para fazer frente aos riscos.

Os peritos chineses consideram pouco provável que o país asiático sofra um surto desta doença, como o ocorrido no continente americano, devido às condições climáticas adversas para a propagação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus. (ABr)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Ataque russo mata 10 pessoas e deixa 18 feridos em Kharkiv

Ucrânia x Rússia

Ataque russo mata 10 pessoas e deixa 18 feridos em Kharkiv

Bombardeio atingiu área movimentada de Pechenegi, com imóveis danificados e veículos incendiados;...
Trump nega negociações com Irã e mantém pressão sobre Estreito de Ormuz

EUA x Irã

Trump nega negociações com Irã e mantém pressão sobre Estreito de Ormuz

Presidente dos EUA afirma que não há diálogo previsto com Teerã, enquanto autoridades iranianas ...
68ª edição

segurança

OpenAI lança ChatGPT para adolescentes

Versão voltada a usuários de 13 a 17 anos reúne controles parentais, ferramentas educacionais e r...
Terremoto na Colômbia deixa prejuízo estimado em R$ 48,6 bilhões

Colômbia

Terremoto na Colômbia deixa prejuízo estimado em R$ 48,6 bilhões

Desastre de magnitude 7,4 matou 289 pessoas, feriu mais de 4 mil e deixou 143 desaparecidos, segundo...
ebola

Ebola

OMS alerta para risco de expansão internacional de surto de ebola no Congo

Diretor da organização afirma que epidemia na República Democrática do Congo ainda está longe d...
Chineses dormem abraçados a melões gigantes para enfrentar calor extremo; entenda

SE A MODA PEGA...

Chineses dormem abraçados a melões gigantes para enfrentar calor extremo; entenda

Fruto tem mais de 95% de água e virou uma espécie de “travesseiro gelado” durante o verão; es...
trump

Ameaça

Trump ameaça bombardear Omã e cobra rendição do Irã em disputa sobre Estreito de Ormuz

Presidente americano critica negociações entre Mascate e Teerã e afirma que país será alvo caso...
Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU

Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU alerta para aumento da insegurança e destaca uso de drones armados em ataques contra civis e eq...