quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Cidades

Mastologistas cobram qualidade

Na semana em que se lembra o Dia Nacional da Mamografia, em 5 de fevereiro, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Ruffo de Freitas Júnior, cobra mais agilidade na implementação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) nos municípios brasileiros.   A entidade prevê para este ano o lançamento de uma campanha […]

Redaçãopor Redação em

Na semana em que se lembra o Dia Nacional da Mamografia, em 5 de fevereiro, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Ruffo de Freitas Júnior, cobra mais agilidade na implementação do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) nos municípios brasileiros.  

A entidade prevê para este ano o lançamento de uma campanha pela qualidade das mamografias. A meta é chamar a atenção de governantes, prefeitos e secretários de Saúde para que disponibilizem verba para facilitar a implementação do programa. 

Instituído em 2012 para tornar obrigatória a qualificação de todos os serviços de mamografia, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, do Ministério da Saúde, foi atualizado pela Portaria 2.898/2013. O intuito é avaliar o desempenho da prestação dos serviços de diagnóstico por imagem, com base em critérios e parâmetros referentes à qualidade da estrutura, do processo, dos resultados, da imagem clínica e do laudo. Ele se aplica a todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados que realizam mamografia e que sejam vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Freitas Júnior, com a implementação do programa, fiscais de vigilância sanitária devidamente treinados podem percorrer clínicas e verificar como está a conformidade do aparelho de mamografia.  A partir daí, a clínica é notificada e se não apresentar melhorias, o aparelho pode ser desativado temporária ou definitivamente.

A SBM avalia que o programa, devido a seu caráter punitivo, deve ser estendido a todos os municípios. Em algumas cidades, como Goiânia (GO) e Curitiba (PR), ele tem apresentado bons resultados, destaca Freitas Júnior.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que a implementação do programa de qualidade em mamografia depende da iniciativa dos próprios municípios por meio das secretarias municipais de vigilância sanitária. 

Diagnósticos errados

O presidente da SBM lamentou que ainda não haja no país uma maneira 100% segura de as mulheres identificarem se a clínica onde vão fazer o exame atende a critérios de qualidade e conformidade. Isso é preocupante, na avaliação dele, porque um exame sem qualidade pode levar a um diagnóstico errado. “Um diagnóstico auxilia na não mutilação e também na redução da morte por câncer da mama”, destaca.

Estudo feito pela entidade em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) mostra que menos de 10% das 5,2 mil clínicas públicas e privadas existentes no país tem o selo de qualidade em mamografia concedido pelo CRB   (Agência Brasil)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Concurso Público

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Os salários chegam a R$ 3.847,97, e as inscrições serão feitas pela internet entre 20 de setembr...
Educação

Aumento das vagas

Déficit na educação básica de Goiânia leva SME a assinar TAC com MP

Aditivo ao TAC entre Prefeitura e MP-GO estabelece metas para ampliar a educação infantil, conclui...
STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

FIQUE ATENTO

STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

Supremo decidiu que prefeituras não podem aumentar a alíquota do imposto apenas porque um imóvel ...
Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

ataque

Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

Vitória Valle de Oliveira Pinha, de 36 anos, sofreu graves ferimentos no pescoço e chegou a passar...
Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

O GOIANO SÓ TEM UM SONHO...

Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

Massa de ar frio avança pelo país nos próximos dias e pode alcançar o sul goiano, mas queda de t...
Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

“Ilusão Digital”

Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

Investigação aponta uso de inteligência artificial para falsificar depoimentos de artistas e jorn...
Empresário

Justiça

Empresário suspeito de agredir mulher em situação de rua é solto pela Justiça em Goiás

Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares
Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

CBMDF

Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

Duas mulheres e uma criança foram socorridas conscientes e levadas a um hospital após acidente na ...