O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de fevereiro de 2026
Cidades

Arquivadas reclamações de abuso sexual envolvendo promotores em Cavalcante

Corregedor nacional entendeu que não ocorreram falhas por parte dos membros do MP-GO

Redaçãopor Redação em 3 de fevereiro de 2016
Arquivadas reclamações de abuso sexual envolvendo promotores em Cavalcante
Corregedor nacional entendeu que não ocorreram falhas por parte dos membros do MP-GO

Larissa Angélica

A Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)  arquivou a reclamação disciplinar contra a promotora da Justiça de Cavalcante (GO) Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, e outros quatro membros do Ministério Público de Goiás que a substituíram durante períodos de férias.

As acusações referem-se a possíveis omissões em casos de abuso sexual cometidos contra menores da comunidade kalunga, na região de Cavalcante. A reclamação foi remetida ao CNMP pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Goiás que, após relatório produzido pelo juiz corregedor Ronnie Paes Sandre, imputou aos promotores de Justiça a violação de deveres funcionais.

A análise das provas, também com base no relatório da correição realizada na comarca pela Corregedoria-Geral do Ministério Público de Goiás (MP-GO), por Cláudio Henrique Portela do Rego, determinou o arquivamento. O corregedor nacional entendeu que não ocorreram falhas por parte dos membros do MP-GO e que, ao contrário, tudo foi feito dentro do que se impõe à atuação funcional dos promotores de Justiça.

O corregedor determinou ainda, que a cópia do processo seja enviada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar a conduta do juiz Ronnie Paes Sandre, que teria pessoalizado seu relatório com tom ofensivo sobre uma “lastimável inoperância funcional” da promotora Úrsula Fernandes. Para o magistrado, um dos motivos principais seria o suposto aliciamento feito pela promotora para que jovens gestantes calungas cedessem seus filhos à adoção, fato que segundo a investigação ficou demonstrado não ter existido. 

Relembre o caso PC investiga novas denúncias em Cavalcante 

(Imagem: Reprodução MP-GO)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também