Justiça

Delator diz que ex-ministro recebia propina de 1%

Fernando Moura disse que ex-ministro se beneficiava de valores de contratos na Petrobras

Redaçãopor Redação em

Em novo depoimento na tarde desta quarta-feira ao juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava-Jato, o delator Fernando Moura afirmou que 3% dos valores dos contratos firmados na diretoria de Serviços da Petrobras durante a gestão de Renato Duque eram divididas em partes iguais pelo grupo petista de José Dirceu, em São Paulo, para o PT Nacional, inicialmente comandado por Delúbio Soares e depois por demais tesoureiros, e por Duque e seus subordinados. 

As primeiras conversas que a gente teve, negociei eu, ele (Duque) e Silvinho (Pereira) foi em relação às plataformas (de petróleo), da 51 a 56. E depois um oleoduto que ia sair e acabou não saindo. Nesse dia a gente definiu que seria 1% pro núcleo São Paulo, 1% para o núcleo nacional, e 1% para a companhia, Renato Duque e seus gerentse. Três por cento do contrato ao todo – explicou Moura, esclarecendo que o núcleo São Paulo era composto pelo PT paulista, sobretudo aliados do ex-ministro da Casa Civil e o núcleo nacional era comandado por Delúbio Soares e depois por outros tesoureiros do PT. Segundo Moura, Dirceu usava o dinheiro em campanhas de candidatos aliados. 

Moura falou por cerca de uma hora e meia. O novo depoimento foi feito a pedido da defesa dele depois de o réu contradizer os termos de sua delação premiada ao Ministério Público Federal diante da Justiça Federal há quase duas semanas. Moura afirmou que mentiu diante de Moro porque teria sido ameaçado por um desconhecido um dia antes do depoimento e agiu por “desespero” e “para proteger a família”. (Agência Brasil)  

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Jair Renan

Filho do ex-presidente

Jair Renan não informa orientação sexual em registro de candidatura

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia se declarado heterossexual nas eleições de 2024; dado ...
Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Retaliação

Caiado descarta retaliação aos EUA por tarifaço de Trump

Candidato do PSD defende negociação diplomática para reduzir tarifas, rejeita usar o Pix nas trat...
Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Eleições 2026

Eduardo Gomes oficializa candidatura ao Senado no Tocantins

Convenção reuniu milhares de apoiadores em Palmas e consolidou aliança entre sete partidos para a...
Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Investigação

Dino determina que PF investigue indícios de crimes em emendas Pix

Decisão do ministro do STF cita irregularidades apontadas pelo TCU em 82% das transferências anali...
Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

"Hipocrisia tem limite"

Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

Candidato do PSD afirma que indicação do deputado entrega "contradição, denúncias e embates jur...
Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

POLÍTICA

Celina diz que assumiu DF com rombo de R$ 5 bilhões e prevê superávit

Governadora afirmou que encontrou déficit e pagamentos em atraso ao assumir o Palácio do Buriti; g...
Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

TENSÃO INSTITUCIONAL

Mendonça e ministro da Justiça buscam acordo para evitar crise entre STF e Polícia Federal

Palácio do Planalto aposta no diálogo para impedir disputa judicial entre a Polícia Federal e o m...
Candidatos ao Senado por Goiás

Eleições 2026

Sem recuo, base de Daniel Vilela em Goiás leva impasse do Senado até as urnas

Mendanha, Vanderlan e Zacharias mantêm candidaturas, enquanto Gracinha Caiado larga como favorita e...