terça-feira, 22 de setembro de 2026
Mundo

Assange diz que se entrega se ONU interferir por ele

O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, garantiu que se entregar à polícia britânica, mas teme ser deportado para os EUA

Redação O Hojepor em
Assange diz que se entrega se ONU interferir por ele
O fundador do portal WikiLeaks

O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, garantiu hoje (4) que vai se entregar à polícia britânica nesta sexta-feira se um painel da Organização das Nações Unidas (ONU) concluir que ele não foi detido arbitrariamente, após três anos na embaixada do Equador em Londres. 

Se a ONU anunciar hojeque eu perdi o meu caso contra o Reino Unido e a Suécia, devo deixar a embaixada ao meio-dia de sexta-feira e aceitar a detenção pela polícia britânica, uma vez que deixa de haver uma perspectiva significativa para um futuro recurso”, afirmou em comunicado.

O australiano, de 44 anos, encontra-se na embaixada do Equador em Londres desde 2012, quando esse país lhe concedeu asilo, em meio a um longo processo legal no Reino Unido, que terminou com a decisão de sua entrega às autoridades da Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

Alvo de um mandado europeu de detenção, Assange recusa-se a viajar para a Suécia com medo de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá ser processado pela publicação no portal WikiLeaks, em 2010, de 500 mil documentos secretos da Defesa norte-americana relativos ao Iraque e ao Afeganistão e 250 mil comunicações diplomáticas.

Em Quito, horas antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Ricardo Patiño, manifestou-se “preocupado” com a saúde de Assange.

Em outubro último, o governo equatoriano revelou ter pedido ao Reino Unido um salvo-conduto humanitário para que o fundador da Wikileaks pudesse fazer um exame médico, sem obter “resposta positiva”.

Por outro lado, Patiño afirmou, nessa quarta-feira, não ter informação oficial sobre a decisão do Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária da ONU, painel que vai se pronunciar manhã sobre o caso, a pedido dos advogados de Assange.

ONU

O grupo de trabalho sobre detenção arbitrária da ONU concluiu que a reclusão do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres representa uma detenção ilegal, anunciou ontem (4), a diplomacia sueca.

As decisões do painel da ONU não são juridicamente vinculativas, mas já influenciaram a libertação de personalidades como a birmanesa Aung San Suu Kyi e o jornalista do Washington Post Jason Rezaia 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...
Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

EUA x Irã

Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos falou após Lula e Guterres na abertura da Assembleia Geral e destacou...
Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Política internacional

Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Presidente abriu os discursos da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (22) e também criticou ...
Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

ONU

Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

Presidente afirmou que ameaças à vontade popular podem partir de agentes internos ou externos em m...
TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

REAÇÃO CONJUNTA

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

ABC, CBS, NBC e Fox News decidiram não substituir a CNN no sistema que compartilha imagens dos comp...
Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

GUERRA

Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

Ataques atingiram instalações de petróleo e áreas residenciais; autoridades russas dizem que mai...
ucrânia

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Ataque de drones da Ucrânia atinge Moscou durante eleição russa

Ofensiva atingiu a região da capital, danificou uma refinaria de petróleo e provocou evacuações ...
Abin

ELEIÇÕES 2026

Abin classifica como “crítico” risco de interferência dos EUA nas eleições de 2026

Relatório reservado foi enviado ao governo, ao TSE e ao Ministério da Justiça e aponta escalada d...