domingo, 18 de outubro de 2026
Política

Dilma é notificada sobre ação no TSE

Presidente terá de apresentar defesa às acusações do PSDB, que pede a cassação de seu mandato e também o de seu vice, Michel Temer

Redação O Hojepor em
Dilma é notificada sobre ação no TSE
Presidente terá de apresentar defesa às acusações do PSDB

A presidente Dilma Rousseff recebeu ontem à tarde notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que apresente defesa às acusações do PSDB que pede sua cassação e de seu vice, Michel Temer. Dilma tem sete dias corridos para se manifestar. Temer foi notificado pela Justiça eleitoral na última terça-feira. Também estão sendo citadas as defesas do PT, do PMDB e da coligação vitoriosa nas urnas em 2014 para a disputa presidencial.

O processo é uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e está sob segredo de justiça, conforme determina a Constituição Federal. A tramitação desse tipo de ação é definida pela Lei Complementar 64, de 1990. Primeiro, a relatora mandou notificar o Ministério Público Eleitoral da abertura do processo. Agora, será aberto o prazo para a defesa.

O PSDB pede a cassação do mandato de Dilma e Temer por uma série de supostas irregularidades ocorridas ao longo da campanha eleitoral de 2014. Segundo os tucanos, Dilma incorreu em desvio de finalidade na convocação de rede nacional de rádio e televisão; manipulação na divulgação de indicadores socioeconômicos; uso indevido de prédios e equipamentos públicos para a realização de atos próprios de campanha; e veiculação de publicidade institucional em período vedado.

O partido também acusa a campanha petista de abuso de poder econômico e fraude, com a realização de gastos de campanha em valor superior ao limite informado; financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras; realização de propaganda eleitoral com recursos geridos por entidades sindicais; e falta de comprovantes referente a parcela de despesas efetuadas na campanha.

Os advogados terão de contestar as acusações, juntar documentos, indicar testemunhas para prestar depoimentos e requerer a produção de provas. Depois disso, será aberto prazo de quatro dias para os interrogatórios das testemunhas de defesa. As testemunhas de acusação também serão ouvidas nesse mesmo prazo ? no caso, pessoas indicadas pelo PSDB.

Passada essa fase, a relatora do processo terá cinco dias para determinar as diligências finais ? as que julgar necessárias e as que as partes solicitarem. Isso pode incluir o depoimento de outras pessoas que possam ajudar no julgamento da causa. Ao fim desse prazo, o PT, o PSDB e o Ministério Público Federal terão cinco dias de prazo comum para apresentar alegações finais ao TSE.

Ainda pela lei, encerrado o prazo das alegações, o processo vai para a relatora e, no dia seguinte, deve ser levado a julgamento no plenário do TSE. Embora a ação tramite em sigilo, o julgamento será público. Se os prazos da lei forem levados a cabo pelo tribunal, o desfecho do processo, com o julgamento em plenário, poderá ocorrer em março. 

Uberlânida

Dilma Rousseff disse ontem, em Uberlândia, que o Brasil “não pode desperdiçar a sua crise” e admitiu que 2015 foi um ano “bastante desafiador”. (ABr) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

ELEIÇÕES 2026

TSE altera locais de votação de 4,3 mil seções para o 2º turno

Mudanças ocorreram por reformas, melhorias de acessibilidade e problemas estruturais. Eleitores dev...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...
Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...