quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Mundo

Encontro entre papa Francisco e patriarca Kirill será na próxima semana em Cuba

Será “o primeiro encontro da história” entre os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente separados desde o cisma de 1054

Redaçãopor Redação em
Encontro entre papa Francisco e patriarca Kirill será na próxima semana em Cuba
Será “o primeiro encontro da história” entre os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente separados desde o cisma de 1054

O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill vão se encontrar no dia 12 de fevereiro no Aeroporto de Havana, em Cuba, no primeiro encontro dos líderes das duas Igrejas. O anúncio foi feito hoje (5).

Será “o primeiro encontro da história” entre os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente separados desde o cisma de 1054 que separou a Igreja Católica em duas, informou o Vaticano.

“A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou têm a alegria de anunciar que, com a graça de Deus, Sua Santidade o Papa Francisco e Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia se encontrarão em 12 de fevereiro”, segundo um comunicado conjunto. 

O encontro ocorrerá à margem de uma visita à América Latina do patriarca Kirill, cuja igreja conta com 130 milhões de fiéis, e da viagem ao México do papa Francisco, que guia 1,2 bilhão de católicos.

O encontro terá início com uma reunião de duas horas e será concluído com a assinatura de uma declaração comum, diz o comunicado conjunto.

“Preparado há muito tempo”, o encontro “constitui um marco importante nas relações entre as duas Igrejas”, informa a nota.

O papa Francisco estabeleceu o ecumenismo – aproximação entre as confissões cristãs – como uma prioridade, insistindo em particular no fato de os cristãos lutarem em conjunto no Oriente Médio contra o radicalismo islâmico.

Há 10 dias, o papa deu também um passo inesperado na direção dos protestantes, anunciando a sua participação numa cerimônia no 31 de outubro na Suécia para assinalar o 500º aniversário da Reforma de Martinho Lutero. (EBC)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Ataque russo mata 10 pessoas e deixa 18 feridos em Kharkiv

Ucrânia x Rússia

Ataque russo mata 10 pessoas e deixa 18 feridos em Kharkiv

Bombardeio atingiu área movimentada de Pechenegi, com imóveis danificados e veículos incendiados;...
Trump nega negociações com Irã e mantém pressão sobre Estreito de Ormuz

EUA x Irã

Trump nega negociações com Irã e mantém pressão sobre Estreito de Ormuz

Presidente dos EUA afirma que não há diálogo previsto com Teerã, enquanto autoridades iranianas ...
68ª edição

segurança

OpenAI lança ChatGPT para adolescentes

Versão voltada a usuários de 13 a 17 anos reúne controles parentais, ferramentas educacionais e r...
Terremoto na Colômbia deixa prejuízo estimado em R$ 48,6 bilhões

Colômbia

Terremoto na Colômbia deixa prejuízo estimado em R$ 48,6 bilhões

Desastre de magnitude 7,4 matou 289 pessoas, feriu mais de 4 mil e deixou 143 desaparecidos, segundo...
ebola

Ebola

OMS alerta para risco de expansão internacional de surto de ebola no Congo

Diretor da organização afirma que epidemia na República Democrática do Congo ainda está longe d...
Chineses dormem abraçados a melões gigantes para enfrentar calor extremo; entenda

SE A MODA PEGA...

Chineses dormem abraçados a melões gigantes para enfrentar calor extremo; entenda

Fruto tem mais de 95% de água e virou uma espécie de “travesseiro gelado” durante o verão; es...
trump

Ameaça

Trump ameaça bombardear Omã e cobra rendição do Irã em disputa sobre Estreito de Ormuz

Presidente americano critica negociações entre Mascate e Teerã e afirma que país será alvo caso...
Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU

Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU alerta para aumento da insegurança e destaca uso de drones armados em ataques contra civis e eq...