domingo, 8 de novembro de 2026
Política

Lei sobre terceirização já está em vigor

A prefeitura de Goiânia já está apta a adotar o regime de concessão e permissão de prestação de serviços públicos municipais. A lei, que recepciona a congênere federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, já foi publicada no Diário Oficial do Município. A lei sancionada pelo prefeito Paulo Garcia (PT) diz que todos […]

Redação O Hojepor em
Lei sobre terceirização já está em vigor

A prefeitura de Goiânia já está apta a adotar o regime de concessão e permissão de prestação de serviços públicos municipais. A lei, que recepciona a congênere federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, já foi publicada no Diário Oficial do Município.

A lei sancionada pelo prefeito Paulo Garcia (PT) diz que todos os serviços da prefeitura poderão ser feitos por concessão ou permissão, com exceção da Companhia de Urbanização de Goiânia (Cumurg).

A lei federal dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos e tem previsão no artigo 175 da Constituição Federal. O texto diz que “incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. 

O parágrafo único frisa que a lei disporá sobre o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; os direitos dos usuários; política tarifária; e a obrigação de manter serviço adequado.

No projeto que havia enviado à Câmara, o prefeito explica o que é concessão e o que é permissão, para destacar que cabe ao Poder Público a fiscalização do serviço concedido, feita por órgão técnico da administração concedente ou por entidade conveniada, devendo ao concessionário prestar o serviço indiscriminadamente para todos os usuários, de forma constante, satisfatoriamente, e qualitativamente, com preços razoáveis e com bom tratamento ao público.  

Para ele, a adequação busca melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão e aumentar os investimentos em infraestrutura urbana, o prefeito pede aos vereadores a aprovação do projeto de lei. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Lula

Presidente do Brasil

Lula tenta recuperar voz antes de viagem à Turquia

Presidente reservou este sábado (7) para cuidar da rouquidão. Na segunda-feira (9), embarca para p...
Celina Leão

Distrito Federal

Celina autoriza concurso com 57 vagas para médicos da atenção básica no DF

Governadora Celina Leão também anunciou 100 novas vagas para médicos de urgência e emergência; ...
Bancada goiana terá maioria de oposição e de independentes ao governo Lula

Câmara dos Deputados

Bancada goiana terá maioria de oposição e de independentes ao governo Lula

Petistas devem ser os únicos aliados declarados do presidente entre os 17 deputados federais eleito...
Presidências de Câmara e Senado só se decidem após posse de Lula

OPINIÃO

Presidências de Câmara e Senado só se decidem após posse de Lula

Novo ministério vai definir reeleição de Alcolumbre e Motta, além do impeachment de integrantes ...
Caiado

Debandada

Com Caiado no PSD, União Brasil terá que evitar perda de aliados

Saída do ex-governador pode ampliar a migração de prefeitos da antiga sigla para o novo partido d...
Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição