segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Mundo

China posiciona aviões em ilha no Mar do Sul

Aeronaves de combate foram colocadas no arquipélago Paracels, disputado também por Taiwan e VIetnã

Redaçãopor em

A China colocou aviões de combate em uma das ilhas disputadas do Mar do Sul da China, disse ontem a cadeia de televisão norte-americana Fox News, enfatizando que esta decisão pode aumentar a tensão regional. De acordo com a emissora, a China posicionou aviões J-11 e JH-7 na ilha Woody, que fica no arquipélago Paracels, disputado também por Taiwan e Vietnã.

Trata-se do mesmo território onde uma embarcação militar norte-americana navegou no final de janeiro, em uma ação classificada por Pequim como “provocação deliberada”. A China já confirmou quem mantem armamento na mesma região.

Segundo informações divulgadas também pela Fox News com base em imagens registradas pelos satélites ImageSat International, a China teria de fato instalado um sistema de lançamento de mísseis na ilha.

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry, e da China, Wang Yi, reuniram-se para tentar encontrar uma solução para as disputas territoriais naquela região da Ásia e Pacífico.

“Queremos pôr fim à expansão e militarização dos lugares ocupados. Acreditamos que todo o mundo será beneficiado por uma efetiva desmilitarização”, disse hoje Kerry.

Sem culpar abertamente a China, o secretário de Estado norte-americano lamentou que “existam mísseis, aviões de combate, armas e artilharias, entre outras coisas, no Mar do Sul da China”. “É uma grande preocupação para quem depende do mar para fazer trocas comerciais no Pacífico”, disse ele.

Por outro lado, Wang assegurou que “tanto a China como os EUA e os países da Asean [Associação de Nações do Sudeste Asiático] se comprometeram a não militarizar o território”.

“O secretário [John Kerry] e eu concordamos em manter o nosso diálogo sobre o Mar do Sul da China para aprofundar o nosso entendimento comum. É importante evitar qualquer erro de cálculo”, destacou Wang Yi.

A China insiste que tem direitos de soberania sobre a quase totalidade do Mar do Sul da China, uma via marítima estratégica pela qual passa um terço do petróleo negociado internacionalmente.

Nos últimos meses, a China tem construído ilhas artificiais capazes de receber instalações militares em recifes do arquipélago Spratly, ao sul do arquipélago Paracel, disputado total ou parcialmente pela China, Vietnã, Taiwan, Filipinas, Malásia e Brunei. (Agência Brasil)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

REAÇÃO CONJUNTA

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

ABC, CBS, NBC e Fox News decidiram não substituir a CNN no sistema que compartilha imagens dos comp...
Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

GUERRA

Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

Ataques atingiram instalações de petróleo e áreas residenciais; autoridades russas dizem que mai...
ucrânia

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Ataque de drones da Ucrânia atinge Moscou durante eleição russa

Ofensiva atingiu a região da capital, danificou uma refinaria de petróleo e provocou evacuações ...
Abin

ELEIÇÕES 2026

Abin classifica como “crítico” risco de interferência dos EUA nas eleições de 2026

Relatório reservado foi enviado ao governo, ao TSE e ao Ministério da Justiça e aponta escalada d...
Alemanha

ELEIÇÕES | ALEMANHA

Eleições na Alemanha colocam governo de Merz sob pressão

Votação em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ocorre em meio ao crescimento da AfD e à qu...
Zelensky

GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky aprova novas operações de longo alcance contra a Rússia

Presidente ucraniano afirmou que medida é uma resposta aos ataques russos e disse que país pretend...
Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

ABALO SÍSMICO

Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

Tremor ocorreu a 33 quilômetros da capital chilena e não deixou mortos, feridos ou danos à infrae...
Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

ONU

Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

Oito nomes seguem na disputa pelo comando da organização; resultado da votação secreta desta sex...