O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Seleção Brasileira

Dunga convoca seleção para Eliminatórias

Goleiro Jefferson fica fora da lista

Postado em 4 de março de 2016 por Sheyla Sousa
Dunga convoca seleção para  Eliminatórias
Goleiro Jefferson fica fora da lista

Edivaldo Barbosa

O técnico Dunga anunciou, na manhã de ontem, a lista dos 23 jogadores convocados da seleção brasileira para as partidas contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os jogos serão realizados nos dias 25 e 29 deste mês. Entre as novidades estão o zagueiro Gil e o meio-campista Renato Augusto, que trocaram o futebol nacional pelo futebol chinês e existia dúvida quanto as suas convocações.

“Seria injusto não chamá-los”, justificou Dunga, lembrando que os dois ex-jogadores do Corinthians tiveram uma participação importante na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado e também na seleção. Segundo o técnico do Brasil, seria incoerente não convocá-los, mesmo eles estando atuando no futebol chinês, que ainda busca destaque no futebol internacional. “Agora vai depender deles”, disse, sobre a possibilidade de Gil e Renato Augusto serem titulares. Eles estavam na última convocação para os confrontos contra Argentina e Peru, em 2015.

O Brasil enfrenta os uruguaios no dia 25 de março, na Arena Pernambuco (todos os ingressos para esta partida já foram vendidos antecipadamente). Quatro dias depois (29), a equipe do técnico Dunga vai ao Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, para o duelo contra o Paraguai.

O goleiro Jefferson, do Botafogo, ficou de fora da convocação pela primeira vez desde quando Dunga voltou à seleção. Outro que também ficou de fora da lista foi o lateral Marcelo. Este, porém, se recupera de contusão. Com isso, Alex Sandro, da Juventus, foi o escolhido para os confrontos contra Uruguai e Paraguai. O meia Philippe Coutinho, do Liverpool, foi chamado, uma vez que Elias, do Corinthians, se recupera de contusão.

Outro que segue na lista do técnico da seleção e o meio-campista Kaká, do Orlando City (Estados Unidos). O veterano jogador, de 33 anos, está prestigiado, apesar da possibilidade remota de disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Conforme a CBF, a apresentação dos jogadores para as partidas pelas Eliminatórias será na manhã do dia 21 de março, na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. O primeiro treino está previsto para começar às 15h30. A viagem para Recife está marcada para as 10h45 de quinta-feira (24). No mesmo dia, às 19h30, a seleção treinará na Arena Pernambuco, local do duelo com o Uruguai.

Lúcio

O ex-zagueiro Lúcio será o auxiliar pontual do técnico Dunga nos jogos contra o Uruguai e Paraguai. O anúncio foi feito ontem, após a convocação dos jogadores. O defensor foi pentacampeão mundial em 2002, além  de ter sido campeão da Copa América de 2007  e da Copa das Confederações de 2005 e 2009 pela seleção. 

Neymar: técnico quer conversar com Barça  

O técnico Dunga reconhece que será preciso uma longa negociação com o Barcelona para liberar o atacante Neymar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em um ano atípico, em que, além da Olimpíada em agosto, a seleção brasileira disputará a Copa América centenário, nos Estados Unidos, em junho, o Brasil pode ter que abrir mão de alguns jogadores em uma competição para tê-los em outra.

Durante a coletiva da convocação da seleção brasileira para os jogos contra Uruguai e Paraguai, Dunga deixou claro que conta com Neymar para a Copa América. E afirmou que quer ter o camisa 10 nas Olimpíadas. Para isso, negociará com o Barcelona para tentar a sua liberação.

“A Copa América está no calendário da Fifa. Então não necessitamos falar muito. Temos que conversar com o Barcelona e as demais equipes que vão ceder os jogadores acima de 23 anos para chegarmos a um acordo onde seja bom para as duas partes”, disse o treinador.

Nas Olimpíadas, as equipes têm direito a convocar três jogadores acima de 23 anos. Mas como não é uma competição oficial da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar os atletas.

“Os jogadores são patrimônio do clube. Vamos expor nossas ideias, ouvir as ideias dos clubes. No momento oportuno passaremos as informações completas, quando ela for definitiva”, disse Dunga, que conversar com o Barcelona. “Vamos conversar na semana que vem com o Barcelona.” (Agência Globo) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também