Punido, Goiás perde dois mandos de campo
Alviverde tem recurso negado pelo STJD por causa de confusão envolvendo torcedores
Felipe Bonfim
O Goiás foi novamente prejudicado pelo seu torcedor. O alviverde teve recurso negado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e viu serem mantidas a perda de dois jogos e multa de R$ 15 mil por confusão nas arquibancadas durante a derrota para o para o Coritiba, por 3 a 1, em duelo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O clube foi punido por ferir o artigo 213, inciso III, parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva ao “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. Dessa forma, a equipe esmeraldina iniciará a Série B longe do Estádio Serra Dourada.
A defesa esmeraldina alegou que o resultado da partida – com a derrota, os goianos praticamente selaram o rebaixamento para a segunda divisão – acirrou o ânimos dos torcedores e os incidentes nas arquibancadas não atrapalharam o andamento da partida. O árbitro do confronto, Ricardo Marques, no entanto, relatou a confusão na súmula, que também causou um atraso de nove minutos para deixar o gramado.
Este será o terceiro ano consecutivo que o Goiás iniciará uma competição nacional longe de sua casa. Em 2013, por brigas em partida contra o Atlético-PR, o alviverde enfrentou, nas primeiras rodadas da Série A do ano seguinte, Criciúma, em Itumbiara, e Botafogo, em Juiz de Fora. Já em 2014, os goianos foram punidos, novamente por confrontos entre torcedores, desta vez em duelo contra o Figueirense. Desta forma, iniciou o Brasileirão do ano passado, contra o Atlético-PR, no Serra Dourada de portões fechados.
“O fator casa conta muito nas competições. Jogar longe dos seus domínios é diferente, é mais complicado. Estamos trabalhando todos os dias aqui para chegar em qualquer campo e fazer o nosso melhor. Acho que não atrapalha, mas acaba dificultando um pouco”, lamentou o lateral-esquerdo Juninho.
Promoção
Em virtude da proximidade com o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, o Goiás decidiu fazer uma promoção para o jogo do próximo domingo, contra o Goianésia, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). A diretoria alviverde separou um lote de mil ingressos para as torcedores esmeraldinas, que terão entrada livre – limitada a um bilhete por CPF.
Já a venda de ingressos será realizada amanhã, das 8 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 17 horas, nas bilheterias da própria Serrinha. As entradas custam R$ 20 e torcedores que apresentarem um bilhete da Timemania com o Goiás marcado como time do coração têm direito à meia-entrada.