sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Descontrole

Aumento do combustível será investigado

Consumidor tem se deparado com constantes aumentos nos preços dos combustíveis na capital. Presidente do Sindiposto, José Batista, confirma haver um rodízio de preços entre os postos de Goiânia

Redaçãopor em
Aumento do combustível será investigado
Consumidor tem se deparado com constantes aumentos nos preços dos combustíveis na capital. Presidente do Sindiposto

Só nesse ano o Procon-GO registrou 34 reclamações em relação ao aumento do combustível em Goiânia. O presidente do Sindiposto, José Batista, explica que há um rodízio de preços entre os postos de Goiânia. Alguns aumentam o valor e outros não. O aumento é reflexo do repasse de custos e dos tributos das empresas.

No mês passado, Procon-GO iniciou um levantamento para averiguar se o aumento do valor é regular ou não. Não há como calcular quantas vezes o ato ocorreu, pois depende de cada posto. Mas alguns consumidores lembram que o fato aconteceu pelo menos quatro vezes na capital.

Rosânia Nunes, gerente de atendimento do órgão fiscalizador, afirma que no mínimo 200 postos serão investigados para verificar a justificativa do valor do produto e se há combinação de preços entre os postos. Ela explica que cada estabelecimento define o valor do produto de acordo com custo que tem com funcionários, aluguel e outras despesas. Ela ressalta que a proteção que o Procon pode oferecer para o consumidor é verificar se há uma prática abusiva ou alinhamento de preços entre os postos, pois é necessário que haja uma variação entre eles para o consumidor não ser lesado. “Independente de denúncias o levantamento é feito”, diz Rosânia.

O comerciante Vergílio da Rocha Félix, 37, lembra que viu o valor do combustível aumentar cinco vezes em Goiânia. Para ele que tem que abastecer todos os dias a situação é lamentável. Depois dos aumentos, Vergílio que costumava abastecer apenas com gasolina, optou por utilizar também álcool em seu automóvel. Ele espera providências do governo. “Se o aumento continuar, uma hora teremos que andar de bicicleta”. 

Raquel Silva Santos, técnica em mineração, 29, lembra que pelo menos quatro vezes percebeu esse aumento e acha abusivo o valor do combustível. Ela espera que o cenário político mude pra diminuir o preço do produto ou aumentar com menos freqüência.

O consumidor que considerar o aumento do combustível abusivo, repentino ou perceber adulteração do produto pode denunciar o ato por meio do número 151, ou pelo site do Procon: procon.go.gov.br. Rosânia Nunes lembra que as queixas são importantes para que o óprgão inicie a investigação do caso. 

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Antirrábica: Goiânia vacina cães e gatos em 166 locais neste sábado (12)

SAÚDE DO SEU PET

Antirrábica: Goiânia vacina cães e gatos em 166 locais neste sábado (12)

Imunização contra a raiva é gratuita e destinada aos animais com três meses ou mais; veja como c...
Vapt Vupt Praça da Bíblia muda de endereço nesta segunda (14); veja onde fica

ANOTE AÍ!

Vapt Vupt Praça da Bíblia muda de endereço nesta segunda (14); veja onde fica

Unidade deixa o Centro Comercial da Praça da Bíblia e passa a atender na Avenida Anhanguera, com c...
Avião que caiu em MT com três mortos já foi apreendido em Goiânia com cocaína

HISTÓRICO POLICIAL

Avião que caiu em MT com três mortos já foi apreendido em Goiânia com cocaína

Aeronave envolvida no acidente que matou três pessoas tinha sido apreendida pela Polícia Federal h...
Ônibus com 25 passageiros pega fogo na Epia Norte (DF)

incêndio

Ônibus com 25 passageiros pega fogo na Epia Norte (DF)

Veículo interestadual vinha de Alagoas e foi completamente atingido pelas chamas próximo à Água ...
Reconhecimento nacional destaca avanços da educação goiana, porém dados do Enem revelam contrastes de alto rendimento e colégios com notas baixas

educação

Brasil reduz taxa de analfabetismo para menos de 5% pela primeira vez, aponta IBGE

Índice caiu para 4,9% em 2025, o menor da série histórica da PNAD Contínua, mas Nordeste e popul...
correios

PARALISAÇÃO NACIONAL

Correios entram em greve em todo o Brasil nesta sexta-feira (11)

Paralisação por tempo indeterminado foi aprovada após negociações entre trabalhadores e empresa...
PGM prepara ação no STF contra Lei do Escudo Feminino em Goiânia

proteção a mulher

PGM prepara ação no STF contra Lei do Escudo Feminino em Goiânia

Procuradoria contesta trechos da norma que prevê auxílio de até R$ 5 mil para compra de armas de ...