É tempo de abacate
Aproveite a estação para experimentar pratos diferentes e conheça os benefícios desta fruta versátil e muito saudável
JÚNIOR BUENO
A safra do abacate, no Brasil, começa em fevereiro e se estende até maio. Como se pode imaginar, o fruto é originário do México. Alguém aí falou guacamole? Na verdade, o verdinho é hoje extensamente cultivado em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília.
Se para o paladar da maioria dos brasileiros, que está acostumada a comer abacate com açúcar ou na forma de vitaminas, pode parecer estranho ver o abacate em versões salgadas, como saladas, sopas e patês, saiba que para o resto do mundo, o estranho é encarar a fruta como algo doce.
Mas é bom saber algo sobre esse fruto tão camarada. Trata-se de um alimento que engorda, sim. Uma taça da fruta batida com açúcar tem 400 calorias. Mas não se esqueça de que a energia encontrada nessa fruta vem especialmente do ácido oléico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, que é tão importante para as artérias. Abacate não ataca o fígado. Além disso, auxilia na recuperação de pessoas fracas e desnutridas, facilita no processo de digestão, elimina as dores e acaba com a prisão de ventre.
Suas gorduras monoinsaturadas aumentam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL). Tem mais: como sua polpa possui fósforo, auxilia na formação dos ossos e dentes. Já o caroço do abacate moído e queimado, misturado ao leite, ajuda as pessoas com problemas renais e disenterias. Tudo na fruta pode ser aproveitado. As folhas, quando tomadas como chá, são digestivas. A infusão normaliza irregularidades da menstruação, elimina a tosse e cura as infecções da garganta.
Já que motivos não faltam para comer abacate, que tal quebrar a rotina e encarar versões diferentes do comum? O Essência separou duas receitas, uma salgada, molho pesto à base de abacate e outra doce.
Molho pesto de abacate com mostarda dijon
Ingredientes
1 abacate maduro
2 colheres de sopa rasas de mostarda dijon (pode substituir pela mostarda comum)
14 folhas de manjericão fresco
Gotas de suco de limão fresco
2 colheres de chá rasas de alho picado
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Modo de preparo
Lave o abacate e corte-o ao meio, separando o caroço e retirando toda a polpa, até o contato com a casca, com a ajuda de uma colher. Coloque junto com os demais ingredientes em um processador e, por fim, acrescente o suco do limão espremido na hora. Ligue e misture um pouco, desligue e raspe o que grudou nas beiradas, batendo novamente até a mistura ficar homogênea. Servir com massas.
Bolo de Abacate com cobertura de limão
Ingredientes da massa (preferencialmente orgânicos)
Massa:
1 abacate
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
integral (ou normal)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de óleo
Cobertura:
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 limão (suco)
Raspas de limão Modo de preparo
Coloque o abacate picado no copo do liquidificador. Adicione os ovos, o óleo, o açúcar e bata até ficar homogêneo. Coloque a mistura em uma vasilha, adicione as farinhas e misture com uma colher. Junte o fermento e misture novamente. Despeje a massa em uma forma com furo no meio de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos até dourar. Retire, deixe amornar e desenforme. Para a cobertura, misture o açúcar com o suco de limão. Espalhe sobre o bolo ainda morno. Decore com raspas de limão e sirva.