quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Crise

Dilma prega diálogo para enfrentamento da crise

Presidente afirmou ontem que acredita na recuperação da economia brasileira, especilamente pelo aumento das exportações

Sheyla Sousapor em
“Governo quer que PMDB fique na base”
Presidente afirma que os ministros peemedebistas têm compromisso com o seu governo

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que os governos precisam de “paz”, principalmente para enfrentar crises. Dilma criticou a intolerância, a agressão e o desrespeito às mulheres no país, e também a intolerância política, em pronunciamento após assinar portaria interministerial que institui cirurgias reparadoras de sequelas de agressão a mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

– Ter um quadro de paz é fundamental, principalmente para os governos. Os governos precisam de paz para que nós tenhamos condições de enfrentar a crise e retomar o crescimento – afirmou a presidente, que fez um apelo pelo diálogo e unidade do Brasil.

Dilma afirmou que acredita na recuperação da economia brasileira, especialmente pelo aumento das exportações.

– Nós hoje temos um câmbio que facilita uma ampliação das exportações -declarou ressaltando que, “tradicionalmente”, esse é um dos caminhos de saída de crises econômicas no país.

A presidente enfatizou que seu mandato terminará em 2018 e afirmou que até lá estará comprometida em botar fim à violência contra a mulher. Dilma chamou de “corrupção interna da família” a violência doméstica.

– É um pesadelo da violência que se abate sobre mulheres – afirmou, e completou: – De certa forma é um fator de corrupção interna da família.

– Nada mais justo do que a mulher ter sua condição integral de forma que seu corpo não fique marcado nem deformado por uma forma de violência totalmente injustificável – disse Dilma sobre a portaria interministerial assinada, que garante cirurgia plástica pelo SUS a mulheres que sofreram violência e ficaram com sequelas.

– As mulheres são mulheres guerreiras no nosso país. As mulheres têm essa características no mundo todo, mas as brasileiras são mulheres guerreiras, mulheres que lutam de sol a sol – disse Dilma.

Em outros anos, a presidente fez um pronunciamento no Dia da Mulher em cadeia nacional de rádio e TV. No ano passado, essa fala foi o alvo do primeiro panelaço contra o governo. Neste ano, a presidente preferiu utilizar as redes sociais para parabenizar as mulheres, além de uma rápida fala na assinatura da portaria interministerial no palácio do Planalto. (AG)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Política

Veja também

PF deflagra operação sobre suposto desvio de verbas públicas ligadas ao filme “Dark Horse”

Dark Horse

PF deflagra operação sobre suposto desvio de verbas públicas ligadas ao filme “Dark Horse”

Ao todo, 49 mandados de busca e apreensão foram cumpridos; deputado Mário Frias e empresária Kari...
Marconi defende atendimento mais rápido na saúde do Estado após caso trágico em Formosa

ELEIÇÕES 2026

Marconi defende atendimento mais rápido na saúde do Estado após caso trágico em Formosa

Candidato ao governo de Goiás afirma que episódio expõe falhas no atendimento e defende criação...
“A urgência de Brasília hoje é ter médico”, afirma Arruda em agenda de campanha

POLÍTICA

“A urgência de Brasília hoje é ter médico”, afirma Arruda em agenda de campanha

Candidato ao GDF passa por sabatina, conversa com servidores e percorre a Estrutural antes de partic...
Moraes cancela pronunciamento no STF após mudança na relatoria do caso

CRISE NO SUPREMO

Moraes cancela pronunciamento no STF após mudança na relatoria do caso

Ministro havia anunciado fala para esta quinta-feira; STF marcou para terça-feira (15) sessão do p...
Cappelli encara sabatina e debate em dia de agenda cheia no DF

POLÍTICA

Cappelli encara sabatina e debate em dia de agenda cheia no DF

Candidato ao GDF também terá reunião com equipe do programa de governo e gravações para as rede...
Lula

Análise

Sem poder para abrir sigilo, Lula transforma caso Master em discurso político

Presidente defende quebra total do sigilo das investigações, mas não tem poder para determinar me...
Terceira proposta de delação de Vorcaro cita ACM Neto e Rueda em negócios com o Banco Master

BANCO MASTER

Terceira proposta de delação de Vorcaro cita ACM Neto e Rueda em negócios com o Banco Master

Documento atribuído ao ex-banqueiro relata supostos pagamentos ligados à captação de investiment...
Celina Leão reúne setor produtivo e participa de debate nesta quinta no DF

POLÍTICA

Celina Leão reúne setor produtivo e participa de debate nesta quinta no DF

Governadora e candidata à reeleição tem compromissos com empresários e auditores fiscais antes d...