Comboio de presos a caminho de Goiânia
Todos foram detidos dentro da Operação Esfacela, liderada pela Polícia Civil que cumpriu, até às 11 horas, 39 mandados de prisão
![Comboio de presos a caminho de Goiânia](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/9_esfacela.jpg)
Deivid Souza
Um comboio trazendo mais de 20 presos das Regiões Sul e Sudoeste de Goiás deve chegar à Goiânia por volta das 13 horas desta quinta-feira (10). Todos foram detidos dentro da Operação Esfacela, liderada pela Polícia Civil (PC), que cumpriu, até as 11 horas, 39 mandados de prisão. Outros mandados 45 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. A operação é o desfecho de um ano de investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) que apurou o funcionamento de uma organização criminosa que atuava de dentro de unidades prisionais de Goiás.
São atribuídos ao grupo crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos e roubo a bancos e sequestro. O trabalho de cumprimento dos mandatos de prisão e condução dos detidos até o Centro de Triagem tem o apoio e integração de outras forças policiais, como Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes especializadas, como Grupo Tático 3 (GT3), Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Além dos 39 mandados de prisão já cumpridos, outros seis ainda estão em fase de execução. Destes, apenas um é da Capital. O comboio que está trazendo os presos saiu de Itumbiara, na Região Sul de Goiás a 204 quilômetros da Capital, sob forte esquema de segurança também recolheu detentos em Morrinhos.
As escutas realizadas pela PC permitiram que vários crimes fossem impedidos. “Mais importante que o desfecho de hoje foram os crimes evitados nesse um ano de investigação”, ressaltou o delegado, Cleybio Januário.