Tecnologia é a nova aliada do combate à dengue
O aplicativo ‘Goiânia Contra o Aedes’, desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, poderá ser usado para denunciar focos do mosquito Aedes aegypti
Jéssica Chiareli
Um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia a pedido do Ministério Público de Goiás (MP/GO) poderá reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti na capital.
A ferramenta permite que usuários denunciem possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, basta enviar fotos do local denunciado, gerando uma ocorrência.
A situação da denúncia fica assinalada com a cor vermelha e fica verde, sinalizando que a ocorrência foi concluída, apenas depois de uma vistoria dos agentes de endemias.
De acordo com o promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia, o aplicativo possibilitará o envolvimento da população no combate ao Aedes aegypti e foi desenvolvido sem gastos públicos. “Os técnicos desenvolveram o aplicativo com poucos recursos, muita dedicação e sem custos para o Município”, afirmou.
O aplicativo denominado ‘Goiânia Contra o Aedes‘ ainda não foi lançado oficialmente, mas já está disponível para dispositivos que utilizem os sistemas Android e iOS.
A tecnologia é mais uma ação do projeto “Aedes: questão de vida ou morte”, coordenado em conjunto pela 53ª e pela 7ª Promotorias de Justiça de Goiânia.
Formulário
Além do aplicativo, outra iniciativa também promete reforçar o combate ao Aedes. Durante as vistorias, os agentes de endemias utilizarão um novo formulário, que permitirá a captação de mais informações para a base de dados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, o Conecta SUS. A unidade, que é gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado.
O novo formulário incluirá dados sobre os imóveis inspecionados, como nome do proprietário, endereço completo, se alguma pessoa foi acometida por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no local, se a entrada dos agentes no imóvel foi voluntária ou não, se foi ou não aplicada notificação/multa e também quanto à existência e o número de focos.
Xô Aedes
Goiânia não é a primeira a utilizar a tecnologia no combate à dengue. Em fevereiro, o aplicativo ‘Xô Aedes’ foi lançado em Aparecida de Goiânia com o mesmo fim. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em menos de um mês após o lançamento, cerca de 196 denúncias foram feitas.