Luiz Fernando marca e Atlético vence clássico
Atacante entra no segundo tempo e faz gol que garante vitória do rubro-negro contra o Goiás
Edivaldo Barbosa
Graças ao gol do atacante Luiz Fernando, o Atlético é o novo lÃder do Campeonato Goiano. A liderança foi conquistado na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, ontem à tarde, no Serra Dourada. Com o triunfo no clássico, que abriu a quinta rodada do returno, o rubro-negro chegou a 21 pontos na classificação geral contra 20 do alviverde.
Luiz Fernando fez o gol logo após substituir Gilsinho no segundo tempo. Na etapa inicial, o alviverde chegou a atuar melhor que o rival, mas não teve competência para marcar. Preciso na marcação, o rubro-negro soube conter as investidas do time esmeraldino e fez o gol no momento em que o Goiás lutava para definir o clássico.
Na próxima rodada, válido pelo terceiro turno, o Atlético fará o clássico contra o Vila Nova, também no Serra Dourada, no dia 27 de março. O jogo será válido pela segunda rodada – o time folgará na primeira rodada. Já o alviverde, no dia 20 de março, vai ao Estádio Jonas Duarte enfrentar o Anápolis.
A partida
Mesmo debaixo de chuva, o clássico começou com muita disposição dos rivais, principalmente por parte do Goiás. O alviverde tomou a iniciativa da partida e quase abre o placar logo com 1 minuto. O atacante Carlos Eduardo chutou de fora da área e obrigou o goleiro Márcio a espalmar a bola. Dois minutos depois, a bola foi recuada para o capitão atleticano, que demorou chutar para frente. Ligado, Rafhael Lucas chegou travando e quase recupera a bola.
Com maior posse de bola, o time do técnico Enderson Moreira pressionava o Atlético, que se preocupava apenas com a marcação. O rubro-negro somente chegou pela primeira vez ao gol de Renan, aos 20. Gilsinho arriscou da área, mas a bola subiu bastante. Aos 44, a melhor chance do alviverde. Rafhael Lucas fez jogada individual e Márcio chegou a sair do gol para evitar a investida do atacante. Após se livrar da marcação, o jogador chutou para fora.
Se o Atlético foi improdutivo no primeiro tempo, na etapa final o time acordou. Mas foi o alviverde quem chegou primeiro com perigo. Aos 5 minutos, Wagner cabeceou e a bola desviou na zaga e quase surpreende Márcio. A história do clássico mudou após o técnico Wagner Lopes substituir, aos 10, o apagado Gilsinho por Luiz Fernando. No minuto seguinte, a bola foi cruzada na área e Luiz Fernando dominou na área e bateu colocado – Atlético 1 a 0.
O rubro-negro teve uma ótima chance de ampliar com Júnior Viçosa, aos 29. Jorginho cabeceou e o camisa 9, na entrada da pequena área e sozinho de marcação, conseguiu o impossÃvel: chutar para fora. Enderson Moreira, que havia sacado o volante William por Richard, foi obrigado a fazer nova mudança porque Richard sofreu contusão. Com isso, entrou Thales. O Atlético soube segurar o Ãmpeto do adversário e conquistou a primeira vitória em clássico neste ano – no primeiro turno, os rivais de ontem empataram por 2 a 2.
Contratação
O Goiás conseguiu o empréstimo do atacante Cassiano junto ao Internacional. O jogador, além de reforçar o time no Goianão e na Copa do Brasil, jogará a Série B do Brasileiro. Além do Inter, o atacante já defendeu as cores de Criciúma, Fortaleza, Santa Cruz e já atuou na Coreia do Sul.