Proposta de gestão na Saneago volta ao plenário
Os vereadores de Goiânia vão aprovar, na 3ª feira, de forma definitiva, projeto acordado entre o governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia
O projeto de lei que o prefeito Paulo Garcia (PT) enviou à Câmara de Goiânia, que prevê a gestão do município nos serviços executados pela Saneago, foi aprovado ontem na Comissão de Trabalho e Servidores Públicos da Câmara e será apreciado no plenário na terça-feira, em segunda votação.
Ao mesmo tempo em que propõe gestão associada, a prefeito renova a concessão dos serviços de água e esgotamento básico por mais 30 anos.
No início do mês, o governador Marconi Perillo (PSB) convidou ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Paulo Garcia, um grupo de vereadores, representantes de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e a diretoria do Saneago para discutir o projeto. “Assinamos um acordo histórico em Goiânia”, proclamou o governador. “Vamos ter uma gestão compartilhada, incluindo a presença de um representante da Prefeitura no Conselho da Saneago”.
Participaram da reunião os vereadores Eudes Vigor, Zander Fábio, Paulo da Farmácia, Edson Automóveis, Cida Garcêz, Dra. Cristina, Djalma Araújo, Geovani Antônio, Elias Vaz e Anselmo Pereira e sindicalistas.
Ao projeto, foram apresentadas três emendas ao projeto original, acatadas pelo relator. A primeira assegura que a Saneago não será privatizada. A segunda emenda modificativa inclui como dever do poder público a adoção de subsídios aos usuários de baixa renda, e a última inclui no Conselho de Saneamento de Goiânia, criado neste projeto, representantes da UFG, da Associação das Donas de Casa e do Stiueg, além de um do Gabinete Civil.