SINAPIR atenderá população negra
A Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
A diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia, Sandra Regina Martins, que está à frente dos trabalhos da diretoria há um ano, faz um levantamento das atividades da pasta. No balanço ela aponta como pontos positivos a estruturação da diretoria, e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
“Com a assinatura da adesão, a política de promoção da Igualdade racial, sai de uma política de governo e se firma cada vez mais como uma política de estado dentro de uma esfera que permitirá o município a ter acesso aos recursos oriundo do governo federal e assim beneficiar a população ética racial”, explicou a diretora.
Os avanços em busca por política públicas voltados à população negra do município, são resultados das ações do prefeito Maguito Vilela, que desde sua primeira gestão em 2009 teve a preocupação de implantar a Diretoria de Igualdade Racial, o que proporciona à comunidade negra uma atenção em diversas esferas, dentre elas,cultural, social, saúde, educação.
“O município de Aparecida de Goiânia tem uma população negra com uma representatividade bem expressiva, que inclusive 73 famílias remanescentes do quilombolas receberam as casas, localizadas na Vila Delfiore no final de 2015, e todo município que tiver a unidade Quilombola, Ciganos, Tradicional Terreiro, tem que ter um órgão que trate de etnias”, informou Sandra Regina.
Atualmente a Diretoria de Igualdade Racial, está vinculada à Secretaria de Cultura do município, que tem como missão no campo político e institucional a formulação e a implementação das políticas de Promoção da Igualdade Racial que tem como uma das finalidades a formulação , coordenação e articulação de diretrizes e políticas para a promoção da igualdade racial e a proteção dos direitos grupos étnicos racias.