O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
SEMANA SANTA

Cidade de Goiás se prepara para receber fiéis na Procissão do Fogaréu

Neste ano, a Procissão do Fogaréu completa 270 anos. Milhares de fieis são esperados

Postado em 23 de março de 2016 por Redação
Cidade de Goiás se prepara para receber fiéis na Procissão do Fogaréu
Neste ano

Dez mil pessoas são esperadas para a tradicional Procissão do Fogaréu, realizada há mais de 270 anos na Cidade de Goiás (GO). A celebração começa hoje (23), à meia-noite, na chamada Quarta-feira das Trevas, quando as luzes da cidade se apagam e dão lugar às tochas, que iluminam o espetáculo ao ar livre.

Cerca de 40 farricocos, personagens vestidos de túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos, concentram-se em frente à Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, acompanhados da multidão. Ao som de tambores, o grupo segue para a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que simboliza o local da Última Ceia, e depois marcha em direção à Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Jardim das Oliveiras, lugares descritos na Bíblia.

Ao som de um clarim, é decretada a prisão de Jesus Cristo. Os fieis retornam, então, à praça central, onde é encerrada a procissão.

Fogareuzinho

Mais cedo, às 17h, é a vez das crianças participarem do momento que reúne fé, tradição e folclore. Organizado pela Escola Letras de Alfenim, o Fogareuzinho foi criado especialmente para os pequenos. Em um percurso curto, a procissão sai do Museu das Bandeiras, e a encenação ocorrem de forma semelhante ao evento da noite, contando com os chamados Farricoquinhos.

O evento histórico na cidade de arquitetura colonial, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atrai pessoas de vários lugares do Brasil. (Agência Brasil) 

Veja também