sábado, 29 de agosto de 2026
JUDICIÁRIO

Taxas de cartórios sobem 29% em GO

Em plena crise econômica entra em vigor lei estadual que aumenta, em pelo menos, 29% os serviços cobrados por usuários de cartórios em Goiás. Os custos do aumento da arrecadação ficam na conta da população. O projeto começou a valer ontem (29) e foi aprovado ainda no final do ano passado, pela Assembleia Legislativa de […]

Sheyla Sousapor em

Em plena crise econômica entra em vigor lei estadual que aumenta, em pelo menos, 29% os serviços cobrados por usuários de cartórios em Goiás. Os custos do aumento da arrecadação ficam na conta da população. O projeto começou a valer ontem (29) e foi aprovado ainda no final do ano passado, pela Assembleia Legislativa de Goiás, no mesmo dia em que foram votadas o reajuste de 13% nas taxas de serviços do Detran.

Atualmente, os cartórios ficam com 90% da arrecadação, sendo 10% destinados ao Judiciário. O projeto aprovado dá a entender que os cartórios passariam a ficar com 100% da arrecadação da tabela atual. Com isso, o porcentual pode ser maior. Na interpretação dos cartorários, o texto aprovado estabelece que 39% de aumento seja repassado acrescidas as parcelas das destinações (veja tabela). Um dos repasses, 5% que cabe ao Estado, não têm detalhamento da destinação.

O projeto amplia as destinações dos recursos, com repasses para nove fundos, alguns já existentes outros criados, incluindo o Estado e o Ministério Público, mas reduzia a fatia que cabia aos cartorários, sem alterações nos valores cobrados da população atualmente, no início das discussões. No entanto, o governo recuou e transferiu para o usuário os acréscimos na distribuição.

O texto final da matéria na época é de um voto em separado do deputado José Vitti (PSDB), líder do governo na Casa. Ele contestou na ocasião a tese dos cartorários, afirmando que os 10% já repassados ao TJ não são incluídos na conta. Na época da discussão do projeto havia a possibilidade de uma correção na redação da lei caso houvesse dupla interpretação. O parlamentar foi procurado ontem pela reportagem para falar sobre o assunto por telefone, mas segundo a assessoria do gabinete, estaria em sessão legislativa e não poderia atender às ligações. 

Cartórios 

O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Goiás (Anoreg-GO), Pedro Ludovico Teixeira Neto, critica a nova lei. Ele alega ser muito alto o porcentual de aumento para a população. “Os repasses serão todos destinados ao governo do Estado. Nenhum centavo desses repasses irá ficar nas mãos do titular do cartório”, garante.

Pedro explica que, mesmo o usuário achando que as taxas de cartório são elevadas o setor não pode ser culpado. “Os recursos serão todos para o Estado”, justifica. O presidente estava em viagem à Brasília e não pode acompanhar o primeiro dia do reajuste em Goiânia, mas já espera, em termos econômicos, um aumento das reclamações dos usuários nesse sentido.  (Rhudy Crysthian)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Médicos da rede municipal de Goiânia avaliam possibilidade de greve

Impasse

Médicos da rede municipal de Goiânia avaliam possibilidade de greve

Categoria realiza assembleia neste domingo (31) para decidir os próximos passos da mobilização co...
El Niño

Meio ambiente

União anuncia investimento de R$ 1,3 bilhão para enfrentar efeitos do El Niño

Plano reúne governo federal, Estados e municípios do Centro-Oeste em ações contra seca, incêndi...
Miramar dos Santos Rocha, preso por atirar em ex-funcionário

CONFLITO TRABALHISTA

Dono de lava-jato é preso após atirar em ex-funcionário em Goiânia; veja vídeo

Homem baleado havia trabalhado para Miramar no lava-jato, e os dois se desentenderam por causa de di...
FDA aprova Mounjaro para reduzir risco de infarto e AVC em diabéticos

CANETA EMAGRECEDORA

FDA aprova Mounjaro para reduzir risco de infarto e AVC em diabéticos

Nova indicação nos Estados Unidos é destinada a adultos com diabetes tipo 2 e alto risco cardiova...
Buscas por policial e amigo desaparecidos chegam a 48 horas em Goiás

RIO PARANAÍBA

Buscas por policial e amigo desaparecidos chegam a 48 horas em Goiás

Dupla desapareceu após canoa virar durante pescaria no Rio Paranaíba; operação reúne 14 pessoas...
condenado

Crime

Homem é condenado a 19 anos de prisão pelo feminicídio de jovem que filmou a própria morte, em Jataí

Diego Fonseca Borges foi condenado pelo assassinato de Ielly Gabriele Alves, que registrou em vídeo...
RG antigo vai perder a validade; veja quando goianos precisam trocar o documento

FIQUE LIGADO!

RG antigo vai perder a validade; veja quando goianos precisam trocar o documento

Carteira atual poderá ser utilizada até fevereiro de 2032; primeira via da nova identidade naciona...
Motociclista sofre traumatismo grave e é levado de helicóptero após acidente em Brazlândia (DF)

colisão

Motociclista sofre traumatismo grave e é levado de helicóptero após acidente em Brazlândia (DF)

Colisão entre uma moto e um carro mobilizou duas viaturas do CBMDF e a aeronave Resgate 08 na regi�...