Alonso não corre no GP do Bahrein
Piloto da McLaren é vetado pelos médicos e está fora da prova do próximo domingo da F-1
Fernando Alonso está fora do GP do Bahrein deste fim de semana. O piloto da McLaren, de 34 anos, foi vetado pelos médicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na manhã de ontem, véspera do início dos treinos livres em Sakhir. Segundo os médicos, ainda não é seguro que o piloto dispute uma prova depois do acidente que ele sofreu há menos de duas semanas no GP da Austrália, abertura da temporada de Fórmula-1.
O espanhol será substituído pelo belga Stoffel Vandoorne, campeão da GP2 do ano passado. O bicampeão do mundo tem uma costela quebrada e um pneumotórax, que e um acúmulo anormal de ar entre o pulmão e uma membrana que reveste internamente a parede do tórax.
“Estou um pouco decepcionado, mas essa é a decisão mais lógica”, disse Alonso. “Evidentemente somos pilotos, gostamos de correr e queremos competir. Tentei até o último minuto correr ao menos nos treinos livres, ainda que fosse um pouco doloroso”, completou o espanhol.
Na prova de Melbourne, Alonso chegou a capotar, mas saiu do carro andando e apenas com dores musculares. Ele disse depois que demorou alguns dias até se sentir totalmente recuperado. Ao fim dos exames médicos, Alonso chegou a dizer que se sentia bem para correr, mas os médicos acharam o seu retorno precipitado.
“Dois exames de tomografia computadorizada do tórax foram comparados e foi decidido que os resultados eram insuficientes para lhe permitir competir por motivos de segurança. Um novo exame foi requisitado antes do GP da China e os resultados serão considerados antes de permitir que ele possa correr”, informou a FIA, em um comunicado.
O GP da China será apenas no dia 17 de abril. “No domingo estava bem. Sentia um pouco de dor no joelho, mas nada grave. Na segunda tive um pouco de dor em geral, mas seguia bem. Assim que viajei para a minha casa na Espanha. Lá, eu piorei um pouco e fui fazer um check-up. Detectaram um pneumotórax no pulmão esquerdo que já estava quase desaparecido, mas há uma fratura nas costelas”, explicou Alonso, que contou ter dificuldades para dormir por conta da postura que precisa ter na cama. “Mas estou aqui. Apesar da dor. Gostaria de ir para o carro, estava pronto para aguentar a dor, mas se já algum problema, se há o risco que a força G piore a fratura, não posso fazer nada. É o que dizem os médicos. É o mais prudente”.
Esta será a segunda vez em pouco mais de um ano que Alonso perderá uma prova por causa de questões médicas. No ano passado, ele não correu na Austrália depois que sofreu uma concussão em um acidente nos testes de pré-temporada.
Os treinos livres para o GP do Bahrein começam hoje, às 8h (de Brasília). O treino que define o grid de largada será neste sábado, às 12 horas. A largada para o GP do Bahrein será no domingo, também às 12 horas. (Agência Globo)