O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Cidades

Refugiados recebem 40 bikes no Dia das Boas Ações

Doação de bicicletas reformadas que acontece hoje faz parte de diversas atividades que ocorrerão em todo o Brasil para comemorar o Dia das Boas Ações

Postado em 10 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Refugiados recebem 40 bikes no Dia das Boas Ações
Doação de bicicletas reformadas que acontece hoje faz parte de diversas atividades que ocorrerão em todo o Brasil para comemorar o Dia das Boas Ações

Hoje,  70 países celebram o Dia das Boas Ações. No Brasil, as comemorações da data serão particularmente especiais para um grupo de refugiados que vivem em Brasília e em outras localidades do Distrito Federal.

Em iniciativa que conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a organização não governamental Rodas da Paz vai doar 40 bicicletas reformadas para adultos e crianças refugiados de diferentes nacionalidades que escolheram a capital brasileira como local para reconstruir suas vidas, longe de guerras, conflitos e perseguições.

O evento acontece no Parque Ana Lídia – estacionamento 12 do Parque da Cidade –, às 10h, no âmbito da programação do Dia das Boas Ações, que será marcado também em São Paulo e no Rio de Janeiro. A doação também é apoiada pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

Com o projeto, as organizações esperam que as bicicletas, antes esquecidas, façam parte da vida dos refugiados, que poderão usá-las para o deslocamento ao trabalho ou mesmo para atividades de lazer e para a prática de esportes.

A doação do próximo domingo reflete o espírito do Dia das Boas Ações: qualquer pessoa pode se voluntariar e fazer algo para melhorar a vida dos outros e provocar mudanças positivas no mundo.

Esta já é a segunda vez em que a Rodas da Paz promove a doação de bicicletas a refugiados que vivem no Distrito Federal. Em 2012, foi feita uma doação durante o passeio ciclístico promovido todos os anos pela organização.

Brasil é capital global das comemorações do Dia das Boas Ações em 2016

Celebrado desde 2007, a data foi criada pela ONG israelense Ruach Tova. Em 2016, o Brasil foi escolhido como a capital global das comemorações.

A organização dos diversos eventos no país está a cargo da Atados, uma plataforma de voluntariado que conecta empresas, indivíduos e organizações interessadas em apoiar projetos que precisam de apoio, seja como voluntários, seja através de recursos financeiros. 

Veja também