sexta-feira, 21 de agosto de 2026
impeachment

Comissão do impeachment inicia última sessão de trabalho

Antes do começo da reunião, houve desentendimento na fila de inscrição e presença, indicando o clima que deve dominar os debates

Redaçãopor Redação em
Comissão do impeachment inicia última sessão de trabalho
Antes do começo da reunião

Com quase uma hora de atraso, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff iniciou a última sessão de trabalho, 25 dias depois de ser instalada.

O ministro José Eduardo Cardozo, da Advocacia Geral da União, está presente e fará a defesa da presidenta. Há 62 parlamentares na reunião. Hoje (11), os 25 líderes de partidos com representação na Casa terão a palavra por cinco ou dez minutos, dependendo do tamanho da bancada, antes de encaminhar a votação.

A sessão estava marcada para às 10h mas, por volta das 9h, mais de 15 parlamentares já ocupavam a sala e, antes mesmo dos trabalhos começarem, um desentendimento na fila de inscrição e presença já indicava o clima que deve dominar os debates.

Ainda não há decisão sobre a forma de manifestação dos votos: nominal, com a declaração de cada parlamentar, ou simbólica, quando apenas se contabiliza o número de favoráveis e contrários.

Na comissão, qualquer resultado depende de maioria simples dos 65 titulares e, independente de ser ou não aprovado, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impedimento de Dilma, terá que ser analisado pelo plenário, 48 horas depois de lido na primeira sessão plenária após a votação na comissão e publicado no Diário Oficial da Câmara.

Por mais de 13 horas, na última sexta-feira e madrugada de sábado, 61 dos 116 deputados inscritos para falar debateram o parecer. Nos discursos, 39 parlamentares defenderam o parecer de Arantes pela legalidade dos argumentos contidos na denúncia do processo de impeachment. Outros 21 se posicionaram contrários ao texto. PT, PDT e Psol anunciaram que vão apresentar votos em separado contrários ao relatório.

O pedido de impeachment da presidenta foi acatado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no dia 2 de dezembro do ano passado. No documento, os advogados Helio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior pedem o afastamento da presidenta evocando as pedaladas fiscais de 2014 apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Os autores do pedido dizem também que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao editar seis decretos autorizando despesas extras em um cenário de restrição fiscal e ao, suspostamente, repetir as pedaladas fiscais em 2015, já no exercício do novo mandato.

O governo rebate os argumentos, afirmando que as contas de 2015 sequer foram apreciadas pelo TCU e pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e que, portanto, não se pode falar na possibilidade de crime de responsabilidade. (Agência Brasil)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

MP impugna candidatura de Gustavo Rocha a vice de Celina Leão no DF

POLÍTICA

MP impugna candidatura de Gustavo Rocha a vice de Celina Leão no DF

Ministério Público Eleitoral questiona registro do candidato do Republicanos e cita participação...
Moraes autoriza retorno de visitas de Carlos e Jair Renan a Bolsonaro

Autorização

Moraes autoriza retorno de visitas de Carlos e Jair Renan a Bolsonaro

Decisão do STF encerra restrição de 30 dias imposta ao ex-presidente após descumprimento de medi...
Marina Silva afirma que propostas de redução da maioridade penal são “populistas”

Redução Maioridade Penal

Marina Silva afirma que propostas de redução da maioridade penal são “populistas”

Declaração ocorre em meio ao avanço da PEC que reduz maioridade penal
Flávia Teles se afasta de campanha após internação em São Paulo

eleições 2026

Flávia Teles se afasta de campanha após internação em São Paulo

Viúva do ex-governador Maguito Vilela (MDB) é candidata a deputada federal pelo PSDB
Ana Paula Rezende

Entrevista

Ana Paula Rezende defende mutirões, habitação e maior presença em Goiás

Candidata a vice-governadora na chapa de Wilder Morais pretende levar ao governo uma política inspi...
Mendonça manda PF apurar vazamento de dados sigilosos de Lulinha

INVESTIGAÇÃO

Mendonça manda PF apurar vazamento de dados sigilosos de Lulinha

Decisão amplia investigação já aberta e determina que agentes com acesso aos documentos sejam id...
Lula terá maior tempo de TV; veja espaço de cada presidenciável

TEMPO NA TV

Lula terá maior tempo de TV; veja espaço de cada presidenciável

TSE definiu a distribuição do horário eleitoral entre as chapas que atendem aos critérios legais...
Mesmo após pedido do MP para barrar candidatura, Arruda mantém agenda política no DF nesta sexta-feira (21)

POLÍTICA

Mesmo após pedido do MP para barrar candidatura, Arruda mantém agenda política no DF nesta sexta-feira (21)

Candidato ao GDF fará caminhada e carreata no Paranoá pela manhã e participa de carreata em São ...