O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
SÉTIMA ARTE

Dramas iranianos na programação da TV Brasil

Com uma seleção que contempla alguns dos principais filmes de consagrados diretores do Oriente Médio, a TV Brasil exibe o Ciclo de Cinema Iraniano nas madrugadas desta semana. Ao todo, a emissora apresenta cinco filmes do país asiático, sempre à 1h da manhã, de segunda a sex­ta-feira, a partir de hoje. A sessão inclui dois […]

Postado em 11 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Dramas iranianos na programação da TV Brasil

Com uma seleção que contempla alguns dos principais filmes de consagrados diretores do Oriente Médio, a TV Brasil exibe o Ciclo de Cinema Iraniano nas madrugadas desta semana. Ao todo, a emissora apresenta cinco filmes do país asiático, sempre à 1h da manhã, de segunda a sex­ta-feira, a partir de hoje. A sessão inclui dois longas do aclamado cineasta Mohsen Makhmalbaf.

Abre a sessão o longa Gosto de Cereja, considerada a obra prima da filmografia do diretor Abbas Kiarostami. O filme conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e vai ao ar à 1h de segunda (11) para terça (12).

Já na madrugada de terça (12) para quarta (13), no mesmo horário, a atração da faixa é o lírico filme Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf. O destaque de quarta (13) para quinta (14), à 1h, é o drama Tempo de Cavalos Bêbados, do cineasta Bahman Ghobadi. O diretor conquistou a Câmera de Ouro no Festival de Can­nes, reconhecimento concedido a diretores estreantes.

Com direção da cineasta Samira Makhmalbaf, filha de Mohsen Makhmalbaf, o longa A Maçã vai ao ar na madrugada de quinta (14) para sexta (15), à 1h. Inspirado em fatos reais, o filme marcou a estreia da jovem diretora na sétima arte. Para terminar o Ciclo de Cinema Iraniano, a TV Brasil apresenta o sensível e poético drama O Silêncio de sexta (15) para sábado (16), à 1h. A produção é dirigida pelo iraniano Mohsen Makhmalbaf, reconhecido com a Medalha de Ouro do Senado Italiano no Festival de Veneza.

Gosto de Cereja

Sr. Badii é um homem de meia idade amargurado que deseja morrer, mas vive em uma sociedade onde o suicídio é considerado uma abominação. Ele busca conhecer alguém que possa enterrá-lo em um buraco e confirmar se ele está mesmo morto. Dirigindo pelas colinas acima de Teerã, ele conhece diversos personagens: afegãos, curdos, turcos, prisioneiros do deserto, um soldado, um estudante seminarista e o empregado de um museu.

Essas pessoas também vivem mais ou menos à margem da sociedade e recebem a proposta de Badii com reações variadas. Cada um apresenta suas razões para rejeitar a proposta de ajudá-lo nessa atitude: medo, escrúpulos religiosos e repulsa humanista por uma vida deliberadamente desperdiçada.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Gosto de Cereja é considerada a obra-prima do cineasta iraniano Abbas Kiarostami e um dos filmes mais importantes da década de 1990. A narrativa do road movie estimula a reflexão enquanto o protagonista circula pelas paisagens áridas do norte de Teerã. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também