‘Rádio Variété’ homenageia palhaços em Goiânia
A Cia LaMínima, de São Paulo, se apresenta gratuitamente em dois locais
Três artistas do teatro de variedades, em um local público, começam a instalar uma parafernália aparentemente tecnológica – porém, visivelmente obsoleta. Aos poucos, este conjunto toma a forma de um estúdio de rádio-circo-teatro, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. Esta é a ideia do espetáculo de rua Rádio Variété, da Cia LaMínima, de São Paulo. A apresentação de hoje (16) é na Rua do Lazer, no Centro de Goiânia, às 17h. O Circo Lahetô, no Parque da Criança, é que vira palco no domingo (17), às 17h.
As atividades fazem parte do projeto de circulação Rádio Variété – Na Rua Com Você, contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Todas as apresentações terão como recurso de acessibilidade a tradução em libras. A trupe ainda aproveitará a estada na capital para fazer um intercâmbio com os alunos e artistas do Circo Lahetô.
Segundo Fernando Sampaio, fundador da Companhia e um dos criadores deste trabalho, a intenção da LaMínima é formar novos públicos. “Por isso elaboramos essa circulação, que contempla cidades em que a LaMínima não se apresenta com tanta frequência. Em cada lugar pretendemos que haja um encontro com grupos e companhias locais que possuam pesquisa relacionada ao circo, ao palhaço e à comédia clássica, para que possamos trocar informações e fomentar a criação de mais trabalhos baseados nesta linguagem”, ressalta. Depois de Goiânia, Rádio Varieté segue para Porto Alegre (RS).
O espetáculo, que estreou em 2010, apresenta bonecos e instrumentos manufaturados, que se misturam a personagens imaginários e canções autorais. As cenas se desenrolam em constante interação com a plateia que, sem perceber, também começa a fazer parte desse anacrônico e inusitado show midiático.
Rádio Variété é recheado das mais distintas manifestações artísticas populares. Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação democrático por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre memórias, desejos e emoções.
Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, onde iniciaram uma dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, os atores formam o LaMínima, com o espetáculo LaMínima Cia de Ballet, calcado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. A partir daí, o circo e a arte do palhaço de picadeiro viriam a conduzir definitivamente o trabalho do grupo, que hoje já soma 14 espetáculos criados e apresentados em todo o Brasil. A Companhia também criou o Circo Zanni, coletivo que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades. Em Goiânia, a Cia LaMínima integrou a programação do Goiânia em Cena, em 2008, com o espetáculo Reprise.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Rádio Variété’, da Cia LaMínima
Quando: Hoje (16) e amanhã (17)
Locais e horários:
Hoje, na Rua do Lazer (Rua 8, Centro), às 11h
Domingo (17), no Circo Lahetô (Parque da Criança – Avenida H, ao lado do Estádio Serra Dourada), às 17h
Entrada franca