sábado, 24 de outubro de 2026
Autismo

Heróis e princesas recebem crianças

No mês dedicado à conscientização do autismo, o centro de diversão inspirado em Os Vingadores, da Marvel, e nas Princesas, da Disney, vai proporcionar momentos de aventura e fantasia a crianças da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA). No próximo domingo, dia 17, às 13 horas, 60 crianças ligadas à associação estarão no […]

Sheyla Sousapor em
Heróis e princesas recebem crianças

Heróis e princesas recebem crianças

No mês dedicado à conscientização do autismo, o centro de diversão inspirado em Os Vingadores, da Marvel, e nas Princesas, da Disney, vai proporcionar momentos de aventura e fantasia a crianças da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA). No próximo domingo, dia 17, às 13 horas, 60 crianças ligadas à associação estarão no Goiânia Shopping para se divertirem com personagens do mundo dos quadrinhos, do cinema e das animações. A estrutura do evento está montada na Praça de Eventos do shopping, Piso 1.

Enquanto os meninos participam de brincadeiras interativas com os super-heróis da Marvel (Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e Thor), as meninas brincarão no encantador mundo das Princesas da Disney (Cinderela, Ariel, Branca de Neve e Bela).

Mobilização

A Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Goiânia realiza neste mês de abril a campanhaCadastre seu Autista. O objetivo é levantar o número de pessoas que têm o transtorno em Goiânia e Região Metropolitana, com o intuito de fomentar políticas públicas direcionadas a esta parcela da população. Atualmente não há um censo oficial sobre a quantidade de pacientes na cidade. 

Outro movimento é a Ciranda Azul, que vem chamar a atenção da população e das autoridades para as necessidades dos 2 milhões de brasileiros que convivem atualmente com a síndrome. Desde 2007, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é dedicado à conscientização do autismo.

A associação ainda trabalha para mobilizar a sociedade para a implantação de uma clínica-escola do autista na capital, aos moldes da existente na cidade de Itaboraí (RJ), administrada por Berenice Piana, ativista e mãe de autista que deu o nome para a Lei Federal 12.764. O atendimento será totalmente gratuito. “A intenção, com este projeto, colaborar com as escolas regulares inclusivas, capacitando os seus profissionais para que de fato esses alunos sejam acolhidos na comunidade. Já existe um Projeto de Lei, o de nº 469/15, de autoria do vereador Dr. Gian, aprovado em primeira votação na Câmara, que trata sobre a criação da clínica-escola”, adiantam Silvana Modesto e Cássia Gouveia, duas das diretoras da AMA. Elas ainda informam que a própria Berenice Piana estará em Goiânia, no dia 30 de maio, para apresentar o modelo e os resultados da clínica-escola carioca.

TEA

Não é uma doença; é uma condição especial que abrange uma ampla gama de sintomas com enorme variação de gravidade. Desde 2013, é descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), em sua quinta edição, numa visão dimensional com características comportamentais que envolvem prejuízos: na interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos, e persistente deficiência de comunicação social.

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) não tem um marcador biológico e exames específicos que determinem seu diagnóstico, sendo de suma importância a participação de equipe multiprofissional para o diagnóstico precoce. Os sintomas estão presentes antes dos três anos de idade. 

O diagnóstico precoce beneficia o desenvolvimento adaptativo social e a aquisição de pré-requisitos para etapas essenciais dos primeiros anos de vida, pois minimiza as limitações e amplia a capacidade dos pacientes de acordo com os prejuízos observados por meio da avaliação clínica. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Atenção

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Prazo para regularização termina no dia 16 e contempla débitos nos trechos entre Goiânia, Rio V...
Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

CBMDF

Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

Bombeiros utilizaram cerca de 4 mil litros de água para controlar o incêndio; ninguém ficou ferid...
Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

Mudanças na capital

Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

BRS começa pela Avenida T-63 em janeiro de 2027 e prevê faixas prioritárias, fiscalização eletr...
goiânia

Aniversário de Goiânia

Mabel abre aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar em Campinas

Evento na Avenida 24 de Outubro reuniu forças de segurança, estudantes, bandas marciais e moradore...
Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

GOIÂNIA 93 ANOS

Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

Capital completa 93 anos com Produto Interno Bruto de R$ 75,8 bilhões, 15ª posição entre os muni...
Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

PREVISÃO DO TEMPO

Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

Previsão indica muitas nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite....
Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Concurso Público

Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Conselho Estadual de Saúde publicou recomendação para recompor o quadro de servidores da secretar...
Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...