O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 2 de setembro de 2024
Cidades

Campanha na internet ajuda comprar 200 livros

Projeto de leitura de escola mobilizou pessoas de todo o País e ficou entre os cinco finalistas em premiação nacional

Postado em 19 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Campanha na internet ajuda comprar 200 livros
Projeto de leitura de escola mobilizou pessoas de todo o País e ficou entre os cinco finalistas em premiação nacional

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta, no Distrito de Vila Rica, zona rural de Goiânia, realizou ontem, a compra de 200 livros literários, que serão adquiridos com recursos da campanha de financiamento coletivo promovida na internet, e que mobilizou pessoas de todo o Brasil e também do exterior. A compra será realizada na Livraria Fnac, em um shopping da Capital.

Coleta

A campanha de doação “Alimente heróis com livros” integra o projeto “Looking4heroes”, que arrecadou em dois meses R$ 5.542, superando a meta prevista que era de R$ 3.446,78. 

A coleta participativa, que se encerrou no dia 13 de abril, permitirá a compra dos livros “Eu sou Malala”, “O diário de Anne Frank” e “Ben Carson: O menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial”.

O projeto de leitura, idealizado pelo professor Cléssio Bastos, atenderia 60 alunos da instituição de zona rural. Com os valores aumentados, cerca de 250 crianças e adolescentes serão beneficiados até setembro, incluindo educandos das escolas municipais Santa Rita de Cássia, no Vale das Pombas, e Laurício Pedro Rasmussem, no Bairro Feliz.

Projeto

“Fico muito feliz em saber da repercussão nacional que o projeto teve, superando expectativas, em relação ao valor quase dobrado, adesão da sociedade como um todo e de voluntários.

Os profissionais da escola e os alunos também se engajaram, o que garantiu o sucesso das doações”. Com as situações pedagógicas geradas pela campanha, os alunos já melhoraram na escrita, oralidade, aprenderam a ter iniciativa e outras habilidades”, comemora o professor Cléssio.

Reconhecimento

O projeto, que surgiu em 2015, depois de uma prova de língua portuguesa frustrada, 90% das notas baixas e alunos que não gostavam de ler, concorreu ao Prêmio Viva Leitura, dos ministérios da Educação (MEC) e Cultura (MinC). 

Looking4heroes ficou entre os cinco projetos de leitura mais inovadores em todo o País e receberá o reconhecimento em maio, em Brasília.

 

Veja também