O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
ANIMAIS

Eternizando a imagem do seu melhor amigo

Fotógrafos se especializam e investem em ensaios fotográficos de animais de estimação

Postado em 21 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Eternizando a imagem do seu melhor amigo
Fotógrafos se especializam e investem em ensaios fotográficos de animais de estimação

Luisa Guimarães

Clicar os pets no dia a dia é comum. Basta uma rápida olhada nas imagens do celular de alguém que tenha um bichinho em ca­sa para constatar: eles são divertidíssimos de se fotografar. Expressivos e, muitas vezes, atrapalhados, os animais de estimação valem cada registro – e não há um dono coruja que não ache seu pet “bonitinho”, mesmo que seja de forma peculiar.

Mas se o negócio é eternizar estes momentos, nada melhor que uma fotografia profissional, certo? Acreditando nisso é que muitos profissionais vêm investindo no segmento pet e se especializando. Difícil resistir àquelas imagens de bichinhos nos momentos mais descontraídos, brincando e se divertindo – e os modelos não precisam ser profissionais ou o ambiente um estúdio.

“Minha proposta é trabalhar com os animais ao ar livre”, explica a fotógrafa Lara Monteiro, que há pouco tempo vem se dedicando aos ensaios exclusivos com pets. O ambiente pode ser um parque, por exemplo, mas a prioridade é que o animal se sinta confortável. O jardim de casa pode ser a solução. Fotos em estúdio ficam para as campanhas publicitárias, com cachorros treinados e estúdios alugados. 

Vez ou outra, os clientes incluíam os bichinhos nos ensaios fotografados por Lara. “Está agendado um ensaio de uma gestante com seus três gatos e um cachorro”, ela conta, lembrando também de uma sessão com um bebê de seis meses ao lado de um cachorro da raça golden retriever que realizou. Vendo que era uma tendência e unindo a paixão por registrar animais ao ar livre, a fotógrafa passou a oferecer o serviço. “Eu gos­to muito de fotografar animais da forma mais natural possível, sem posar, sem olhar para a câmera – até porque eles não têm disso, a não ser que você provoque isso nele”, explica, se referindo ao ato de “forçar” o animal a olhar para a câmera, chamando a atenção dele com palmas, assobios ou brinquedos.

Lidar com animais, no entanto, pode ser complicado.  “Eu já fotografei só com a presença dos donos, mas hoje trabalho em parceria com o Leandro Meireles, que é especialista em comportamento canino”, conta. Se o pet for adestrado, o trabalho pode fluir mais tranquilamente, mas a presença de Leandro facilita bastante, de acordo com Lara. 

Tem bicho que não vai com a cara de estranhos de jeito algum. No caso de um pet mais “bravo”, a solução é fotografar de longe, sem que ele a veja diretamente. Com gatos, a não ser que ele esteja em um local aberto que já é conhecido por ele, é melhor que a sessão aconteça no jardim da casa deles mesmo. Os bichanos são naturalmen­te mais ariscos e avessos a situações e ambientes estranhos.

O fotógrafo argentino Lionel Falcon, especialista em fotografia pet, já revelou que coloca músicas calmas em ensaios com animais muito agitados – e ele garante que funciona na maioria dos casos. Levar água fres­ca e petiscos é importante para este momento. Um cafuné de vez em quando também vai bem. 

Animal de estimação não significa apenas cão e gato, é claro. Lara Monteiro já fotografou hamsters e cavalos, por exemplo. No meio de tantos peludos, no entanto, ainda não surgiu a oportunidade para ela de fotografar aves. Na hora de serem capturadas pelas lentes das câmeras, elas são as preferidas de Lara. 

A fotógrafa tem uma página na rede social Facebook, a ‘Lara Monteiro Fotografia’, com informações para quem quiser entrar em contato e realizar um ensaio profissional do seu pet. São vários pacotes que o cliente pode escolher – álbum de fotos, impressão, fotografia emoldurada ou no formato de revista, com 20 páginas estampadas só com o bichinho. 

Como é um segmento de destaque dentro da fotografia profissional, é possível encontrar cursos e workshops para quem tiver o interesse de se especializar. Se ter pets como companhia é divertido, imagine trabalhar com eles. É claro que calma, paciência e dedicação são fatores fundamentais – além, é claro, do amor pelos animais. Isso vale para quem quer investir no ramo como profissão e também na hora de escolher o profissional que vai trabalhar com você e com seu melhor amigo. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também