O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Aedes

Mais de 5 mi foram visitados

A operação “Goiás Contra o Aedes”, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Prefeituras Municipais de Saúde, tem alcançado pleno êxito no Estado. Desde o início da força-tarefa, em dezembro do ano passado, foram visitados em todo o Estado mais de 5 milhões de imóveis […]

Postado em 24 de abril de 2016 por Sheyla Sousa

A operação “Goiás Contra o Aedes”, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Prefeituras Municipais de Saúde, tem alcançado pleno êxito no Estado. Desde o início da força-tarefa, em dezembro do ano passado, foram visitados em todo o Estado mais de 5 milhões de imóveis entre casas, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e lotes baldios. Neste período, as equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti em todos os municípios do Estado. A ação pretende erradicar o mosquito em todo o  território goiano..

Os dados da SES-GO constatam que em todo o Estado existem em atuação cerca de 8 mil agentes comunitários de saúde e 2,8 mil agentes de endemias. Este contingente de trabalhadores está distribuído em mais de 1,3 mil equipes do programa Estratégia de Saúde da Família, que leva informações preventivas à população em visitas domiciliares.

A Diretriz Nacional para Controle de Epidemia de Dengue de 2009, do Ministério da Saúde, estabelece como parâmetro que cada agente de endemias deve fazer de 20 a 25 visitas aos imóveis diariamente. Em Goiás, foram realizadas aproximadamente 5 milhões de visitas de janeiro a abril de 2016. Levando-se em consideração apenas os dias úteis desse período, foram realizadas 25 visitas diárias aos imóveis goianos, por cada agente de endemia do Estado (são 2,8 mil agentes em Goiás). Ressalta-se que o cálculo inclui, além de residências, lotes baldios, estabelecimentos comerciais, imóveis rurais, ou seja propriedades em geral e não apenas os domicílios residenciais. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também