domingo, 11 de outubro de 2026
IMAPEACHMENT

Palhaços criticam voto de Tiririca

Palhaços profissionais, grupos circenses e companhias de teatro fizeram uma carta de repúdio contra o parlamentar

Sheyla Sousapor em
Palhaços criticam voto de Tiririca
Palhaços profissionais

Bastaram nove palavras para o deputado federal Tiririca (PR-SP) enfurecer os antigos companheiros de profissão – os atuais colegas, por outro lado, o receberam aos abraços e tapinhas nas costas após a estreia em plenário. “Senhor presidente, pelo meu país, meu voto é sim”, disse Tiririca, endossando o prosseguimento do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em resposta, ganhou uma carta de repúdio, assinada por palhaços profissionais, grupos circenses e companhias de teatro.

– Em conversa com representantes da categoria, ele havia sinalizado que votaria contra – conta o diretor da companhia Parlapatões, Patifes e Paspalhões, o palhaço Hugo Possolo.

“O que certamente nos diferencia do senhor, na atual situação de nosso país, é a coragem ética com a qual nós, ao contrário de vossa excelência, lutamos pela consolidação da, ainda frágil, democracia brasileira”, acusa a carta, que reuniu 79 assinaturas de entidades e pessoas físicas.

– Acho uma vergonha tudo o que aconteceu. Ele é só um símbolo. Não é só questão de estar contra ou a favor do impeachment. Acho o processo vergonhoso, até por estar sendo comandado pelo (Eduardo) Cunha (presidente da Câmara dos Deputados). Quem está presidindo o processo não é nada sério – completa Possolo.

Para João Pinheiro, da companhia Circovolante, o próprio deputado foi responsável pela união da classe no manifesto.

– Quem deflagrou o processo foi o próprio Tiririca.

O documento afirma que não “se pode derrubar um governo simplesmente porque não se concorda com sua política” e reforça a necessidade de que seja provada a existência de crime de responsabilidade. 

Segundo a carta, “a noção de crime foi forjada do dia para noite”. Por fim, o texto direciona um recado ao parlamentar: “Portanto, deputado Tiririca, trocando em miúdos: no último domingo, lamentavelmente, o senhor não representou os palhaços e palhaças profissionais, envergonhando aqueles que buscam honrar o seu ofício de levar alegria ao povo brasileiro”. O deputado não foi localizado para comentar. (AG) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Carla Zambelli

JUSTIÇA

Justiça italiana marca para outubro audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Ex-deputada é alvo de pedido de extradição para cumprir pena de 5 anos e 3 meses por perseguiçã...
Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Eleições 2026

Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Anulação de 274 mil votos muda resultado da eleição e confirma Douglas Ruas no Rio
Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade após acordo político

CÂMARA DE GOIÂNIA

Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia por unanimidade após acordo político

Chapa única foi eleita neste sábado (10), após a retirada da candidatura de Ronilson Reis; nova M...
TSE manda derrubar site que distribui tokens por apoio a Flávio

ELEIÇÕES 2026

TSE manda derrubar site que distribui tokens por apoio a Flávio

Ministra Estela Aranha apontou indícios de vantagem econômica vinculada à divulgação de propaga...
Celina Leão

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão reúne aliados e busca apoio para governar o DF

Candidata ao governo do Distrito Federal destacou a mobilização de apoiadores e defendeu a união ...
“Não sou defensor da prefeitura”, diz Thialu Guiotti após eleição na Câmara Municipal de Goiânia

POLÍTICA

“Não sou defensor da prefeitura”, diz Thialu Guiotti após eleição na Câmara Municipal de Goiânia

Eleito para o biênio 2027-2028, vereador afirma que pretende ampliar a estrutura do Legislativo e g...
Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia para o biênio 2027-2028

Mesa diretora

Thialu Guiotti é eleito presidente da Câmara de Goiânia para o biênio 2027-2028

Câmara de Goiânia escolhe nova Mesa Diretora; veja quem são os vereadores eleitos
José Sarney faz cirurgia abdominal e permanece na UTI em São Luís

SAÚDE

José Sarney faz cirurgia abdominal e permanece na UTI em São Luís

Ex-presidente de 96 anos foi internado após sentir dores abdominais. Segundo boletim médico, proce...