Sandro Tôrres lança livro de poesias inéditas em Goiânia
Obra reúne também ilustrações do artista plástico Roos
Em sua primeira produção literária individual, o escritor e artista plástico Sandro Tôrres lança no próximo dia 26 de abril 46 poemas inéditos reunidos na coletânea Digo Que Sim. O livro, publicado com apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, será lançado a partir das 19h30, na Fnac Goiânia, no Shopping Flamboyant.
Conhecido também por seu trabalho como artista plástico à frente de grandes produções, como a mais recente 2ª Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, Sandro Tôrres escreve artigos, ensaios, contos e crônicas desde a década de 1990, quando teve seus primeiros textos premiados. Em sua performance como escritor, é colaborador da Revista Zelo e mantém a paixão pela escrita, principalmente, sobre temas como arte, cultura e artes visuais.
Digo Que Sim reúne também ilustrações do artista Roos, parceiro de Sandro em outros projetos. São dezenas de desenhos da figura humana, com tratamento aquarelado e carregados de sensibilidade nos traços. No início do ano, os dois artistas consagraram a parceria com a exposição Velha Novidade, que resultou numa série de 32 pinturas inéditas, cada qual com sua poética e linguagem artística.
Sobre o autor
Com formação plural, Sandro Tôrres é graduado em Direito, mas optou pela imersão nas atividades culturais e no trabalho como artista plástico, escritor, poeta e apresentador. Atualmente, está em fase de conclusão do mestrado em História e programa sua próxima exposição individual itinerante de pinturas e objetos, ainda para 2016.
Sua primeira publicação literária foi Essa Tal Arte Contemporânea, coescrita com Márcio Pizarro Noronha e lançada em 2012. Recentemente, o autor teve um trabalho selecionado para a antologia poética Prêmio Sarau Brasil, editado pela Vivara Editora.
Sandro também trabalha na próxima publicação, novo livro de poemas e outros textos experimentais. Segundo ele, será um trabalho mais conceitual, possivelmente a ser ilustrado com trabalhos de sua própria autoria.
Análise de autores
No texto de apresentação do livro, o poeta Carlos Willian Leite descreve: “Sandro Tôrres conseguiu construir, em linguagem pura, uma poesia sólida, densa e fluida, que vai além da atividade poética deliberada. Que traz a capacidade de diálogo organicamente, transformando realidade e fantasia — por meio de metáforas —, em imagens e significados”. Emenda dizendo: “Mais do que um livro de amor, Sandro Tôrres ergueu uma ode a si mesmo, ao menino que vive no artista, passando em revista, por meio de imagens cotidianas, o seu amor desesperado. O resultado é um belo livro de poesia. Realmente belo. Nem cult, nem pretensioso, mas feito de sinceridade pura”.
O poeta e jornalista Iuri Godinho, no prefácio do livro, ressalta a concepção dos poemas (a maioria dedicada à esposa, a produtora cultural Wanessa Torres) e define assim a obra de Sandro Tôrres: “Agora em seu primeiro livro, Sandro também virou poeta. Canta a sua amada de forma aberta, corajosa, quase nunca abstrata. É a poesia pé no chão, feita de momentos bons e outros nem tanto. Moderno e contemporâneo, Sandro não complica e investe num fazer poético que é extremamente urbano e lírico”.
SERVIÇO:
Lançamento do livro: Digo Que Sim – Poesias Inéditas de Sandro Tôrres
Data: 26 de abril, terça-feira
Horário: A partir das 19h30
Local: Fnac Goiânia – Flamboyant Shopping Center