O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Digo Que Sim

Sandro Tôrres lança livro de poesias inéditas em Goiânia

Obra reúne também ilustrações do artista plástico Roos

Postado em 25 de abril de 2016 por Redação
Sandro Tôrres lança livro de poesias inéditas em Goiânia
Obra reúne também ilustrações do artista plástico Roos

Em sua primeira produção literária individual, o escritor e artista plástico Sandro Tôrres lança no próximo dia 26 de abril 46 poemas inéditos reunidos na coletânea Digo Que Sim. O livro, publicado com apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, será lançado a partir das 19h30, na Fnac Goiânia, no Shopping Flamboyant.

Conhecido também por seu trabalho como artista plástico à frente de grandes produções, como a mais recente 2ª Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, Sandro Tôrres escreve artigos, ensaios, contos e crônicas desde a década de 1990, quando teve seus primeiros textos premiados. Em sua performance como escritor, é colaborador da Revista Zelo e mantém a paixão pela escrita, principalmente, sobre temas como arte, cultura e artes visuais.

Digo Que Sim reúne também ilustrações do artista Roos, parceiro de Sandro em outros projetos. São dezenas de desenhos da figura humana, com tratamento aquarelado e carregados de sensibilidade nos traços. No início do ano, os dois artistas consagraram a parceria com a exposição Velha Novidade, que resultou numa série de 32 pinturas inéditas, cada qual com sua poética e linguagem artística.

Sobre o autor 

Com formação plural, Sandro Tôrres é graduado em Direito, mas optou pela imersão nas atividades culturais e no trabalho como artista plástico, escritor, poeta e apresentador. Atualmente, está em fase de conclusão do mestrado em História e programa sua próxima exposição individual itinerante de pinturas e objetos, ainda para 2016.

Sua primeira publicação literária foi Essa Tal Arte Contemporânea, coescrita com Márcio Pizarro Noronha e lançada em 2012. Recentemente, o autor teve um trabalho selecionado para a antologia poética Prêmio Sarau Brasil, editado pela Vivara Editora.

Sandro também trabalha na próxima publicação, novo livro de poemas e outros textos experimentais. Segundo ele, será um trabalho mais conceitual, possivelmente a ser ilustrado com trabalhos de sua própria autoria.

Análise de autores

No texto de apresentação do livro, o poeta Carlos Willian Leite descreve: “Sandro Tôrres conseguiu construir, em linguagem pura, uma poesia sólida, densa e fluida, que vai além da atividade poética deliberada. Que traz a capacidade de diálogo organicamente, transformando realidade e fantasia — por meio de metáforas —, em imagens e significados”. Emenda dizendo: “Mais do que um livro de amor, Sandro Tôrres ergueu uma ode a si mesmo, ao menino que vive no artista, passando em revista, por meio de imagens cotidianas, o seu amor desesperado. O resultado é um belo livro de poesia. Realmente belo. Nem cult, nem pretensioso, mas feito de sinceridade pura”.

O poeta e jornalista Iuri Godinho, no prefácio do livro, ressalta a concepção dos poemas (a maioria dedicada à esposa, a produtora cultural Wanessa Torres) e define assim a obra de Sandro Tôrres: “Agora em seu primeiro livro, Sandro também virou poeta. Canta a sua amada de forma aberta, corajosa, quase nunca abstrata. É a poesia pé no chão, feita de momentos bons e outros nem tanto.   Moderno e contemporâneo, Sandro não complica e investe num fazer poético que é extremamente urbano e lírico”.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: Digo Que Sim – Poesias Inéditas de Sandro Tôrres

Data: 26 de abril, terça-feira

Horário: A partir das 19h30

Local: Fnac Goiânia – Flamboyant Shopping Center 

Veja também