De Goiás para Jurerê
Goiás já tem representantes para o Mister Brasil e o Miss Mundo Brasil deste ano.
Eleição ocorreu na sexta-feira (22) em Goiânia
FLÁVIA POPOV
O Teatro Sesi brilhou no último dia 22 de abril por conta dos concursos Mister Goiás e Miss Mundo Goiás (ambos versão 2016). O corpo de jurados teve a difícil missão de eleger os dois representantes do Estado para as competições nacionais. O Miss Mundo Goiás será de 17 a 25 de junho próximo, no IL Campanário, em Jurerê Intenacional (Santa Catarina). O Mister Brasil será de 18 a 24 de junho, também em Jurerê, mas com a final no dia 24 – a feminina será no dia 25.
O personal trainer e modelo Diego Prado (28), Mister Goiânia, conquistou o título de Mister Goiás 2016 e recebeu a faixa de Pablo Isaac. A modelo, empresária e estudante de Direito Beatrice Fontoura (26), que representou a Cidade de Goiás, foi coroada a Miss Mundo Goiás por sua antecessora, Monalisa Carneiro. “Agora, eu tenho dois meses para o Miss Mundo Brasil, e a preparação é muito mais intensa – até mesmo do que eu já fiz até agora –, porque haverá prova de talento, prova de top model, prova de esportes… Serão várias provas classificatórias para as quais terei de correr atrás e dar o meu melhor para chegar na frente. Precisamos mostrar que a Miss Mundo Brasil é muito mais do que beleza exterior e sorriso”, diz a Miss Mundo Goiás 2016.
Beatrice – que ostenta o título de Miss Goiás 2014 (franquia Universo) e quarto lugar no Miss Brasil – pretende encerrar com chave de ouro sua participação no ‘mundo miss’, já que ela está com a idade limite para a disputa de concursos, 26 anos. “Se Deus quiser encerrarei muito bem. Estou aqui para isso. Sou apaixonada por essa carreira. Morei fora do País, e deixei tudo para voltar ao Brasil e mergulhar no ‘mundo miss’”, diz com emoção.
E ela explica por que decidiu começar do zero e enfrentar novamente as disputas: “Eu decidi que começaria de novo para colocar o meu medo de lado. Com esse concurso, eu aprendi que posso começar e recomeçar, quantas vezes forem necessárias – e da estaca zero – e eu faria isso, por várias vezes, até que eu conseguisse chegar aonde eu quero”.
Christian Kuntz, diretor de licença do Mister Brasil e Miss Mundo Brasil está satisfeito com o nível dos participantes de Goiás. “O corpo de jurados foi extremamente competente, pois eles aliaram a beleza física à comunicabilidade (isso demonstra que eles leem bastante, se informam) dos candidatos. Ambos os vencedores – a Miss Mundo Goiás e o Mister Goiás – deram excelentes respostas, além de serem muito bonitos – é necessário atender o quesito beleza física facial e corporal, afinal de contas se trata de um concurso de beleza. Outra coisa importante é que ambos têm carisma. O Estado está muito bem representado. Estou muitíssimo satisfeito. Os dois serão muito bem-vindos ao nosso concurso nacional”, pontua Kuntz.
Miss Mundo e Miss Universo
Mas qual seria a diferença entre os concursos Miss Mundo Goiás e Miss Goiás (Universo)? Raffael esclarece: “O Miss Mundo Goiás é um concurso de Miss Goiás, oficializado da mesma forma que o da versão Universo – apenas usamos a palavra ‘Mundo’ para que as pessoas que ainda não conhecem entendam que é um concurso diferente da versão Universo (os dois são oficiais). E a diferença é que um manda para o concurso Miss Universo e, o outro, paro o Miss Mundo. Hoje, no Brasil, o concurso Miss Universo tem mais visibilidade por ter atingido mais a cultura do nosso povo e por ser televisionado pela Band, mas, na Europa, por exemplo, o Miss Mundo é bem mais disputado por ser o concurso com maior número de participantes. Atualmente, o Miss Universo tem de 80 a 90 candidatas, enquanto o Miss Mundo tem a participação de 100 a 130 países. Eu adoro os dois, e não vejo problema de termos mais concursos pelo País”, explica o coordenador.
Ainda de acordo com o Raffael, muitas meninas seguem com o sonho de ser miss, apesar de, nos últimos anos, ter caído a procura pelos concursos. “Eu acredito que sempre vai existir o sonho de ser miss, meninas que sonham com a faixa, a coroa… Mas acredito que, durante um tempo, ouviu-se falar demais em ‘desonestidade’ nessa área, e muitas foram perdendo o interesse, mas, de um tempo para, cá os concursos de miss têm voltado com toda força, e temos tido respaldos incríveis. Na versão Universo, por exemplo, o Brasil, se classifica há cinco anos seguidos nos tops, e, na versão Mundo, nos últimos dez anos, classificamos oito entre elas. Então o Brasil está no foco dos grandes concursos”, finaliza.