O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Cidades

Erosão castiga moradores do Cidade Vera Cruz

Água das chuvas teria levado parte da pista interditada. Mato alto, lixo e entulho também são problemas

Postado em 26 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Erosão castiga moradores do Cidade Vera Cruz
Água das chuvas teria levado parte da pista interditada. Mato alto

Deivid Souza

Moradores do Conjunto Cidade Vera Cruz I, em Aparecida de Goiânia, reclamam de uma erosão às margens do Córrego Tamanduá que já alcançou a Rua H-107. Parte da pista foi interditada, mas de acordo com a dona de casa, Vanusa Rosana dos Santos, 27, a ação para solucionar o problema só foi tomada há praticamente um mês, depois que um motociclista caiu no local. “Estava chovendo e o motociclista não viu. Ele se machucou bastante, quebrou a coluna e uma perna”, conta apontando para o abismo de aproximadamente quatro metros de profundidade.

Por conta do estreitamento, veículos e pedestres dividem o espaço que restou. Santos também contou ao O HOJE que o filho também se acidentou no local quando brincava de bicicleta e ela precisou de ajuda para retirá-lo do local. Em decorrência da queda do barranco, as manilhas da galeria pluvial foram parar no leito do córrego. Pelo menos sete foram deslocadas. A poucos metros da erosão estão várias casas. “A gente já reclamou, isso aí aconteceu ainda no período chuvoso, mas a prefeitura não tomou nenhuma providência”, reclama a dona de casa.

O mato alto também incomoda os moradores. Às margens da via o capim ultrapassa os dois metros de altura. Por causa disso, várias pessoas se aproveitam da situação para fazer descarte de lixo e entulho. “Ficamos na rua e quando alguém nos vê a gente acaba ficando inibido. Mas tem muita carniça e é um mal cheiro muito grande”, reclama a dona de casa, Lúcia Helena, 52.

Entre os problemas relatados pelos moradores, está a ocorrência de enchentes no local. Segundo eles, quando chove a água transborda o nível da Rua H-107 e acaba invadindo as casas que estão na região mais baixa do setor.

Apesar do curso d’água não ser superior a três metros de largura, o vão formado por causa da erosão é superior a 40 metros de largura. No lado inferior da Rua H-107 estão várias chácaras e residências.

Prioridade

A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia (Seinfra) informou que a recuperação da Rua H-107, na Cidade Vera Cruz, está entre as prioridades das equipes de obras do município. A previsão é que a intervenção seja realizada antes do período chuvoso e bancada pelo Tesouro Municipal. A pasta acrescentou que existem inúmeras erosões e fundos de vale em toda a cidade que também receberão reparos. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também